Cidades

Ley diz que “prisão” foi boato

Ley do Trânsito (ao centro) preside reunião ordinária da Câmara desta segunda-feira: boato teria partido de “grupos políticos”

IPATINGA – O presidente do Legislativo, vereador Ley do Trânsito (PSD), desmentiu ontem (22) os boatos que surgiram no último fim de semana na região dando conta de que ele teria sido preso. A suposta prisão estaria relacionada às investigações realizadas pela Corregedoria da Polícia Civil de Belo Horizonte. Ley, que é policial civil, afirmou que tudo não passou de uma mentira criada por pessoas que não se importam com o sofrimento alheio. “Pessoas, de forma maliciosa, estão tentando usar o sofrimento de parentes de vítimas de crimes e até da própria imprensa pra espalhar boataria”, disse.

No final da tarde da última sexta-feira (19), a notícia da suposta prisão de Ley se alastrou pela cidade e as conversas foram inflamadas em razão da efetiva prisão de dois policiais civis de Ipatinga (um médico legista e um investigador).
Ley contou que na sexta teve um compromisso externo e saiu mais cedo da Câmara Municipal. No sábado, ele trabalhou e, no domingo, visitou a feira livre do bairro Canaã e também o Hospital Municipal e Ipatinga.

O vereador informou acreditar que os boatos envolvendo seu nome podem ter partido de grupos políticos contrários a ele. “A gente está trabalhando e de certa forma está desagradando a algumas pessoas. E todo mundo que trabalha tende a chamar atenção de pessoas com o interesse pessoal e político de tentar denegrir a imagem”.

O presidente da Câmara também aproveitou a oportunidade para comentar sobre a troca de comando realizada pela Polícia Civil em Ipatinga, na última sexta-feira, e dizer que tem expectativas positivas a respeito dos rumos das investigações de crimes não solucionados no Vale do Aço. “Eu espero muito. Eu conheço a Polícia Civil e sei do trabalho que ela desenvolve. Sei também que ela vai dar um retorno pra comunidade de Ipatinga”, disse, concluindo que os jornalistas da região podem trabalhar tranquilamente, sem cair em nenhuma onda de boataria que tem por intuito desestabilizar a cidade.

REUNIÃO ORDINÁRIA
Ontem, Ley do Trânsito presidiu a reunião ordinária do Legislativo. Na pauta de discussões e votações, estavam dois vetos da Prefeitura a projetos do Legislativo ipatinguense. Um deles contra matéria de autoria do próprio Ley, que prevê a regularização de imóveis construídos em desacordo com o Código Municipal de Obras, que não obtiveram aprovação do projeto inicial ou foram construídos sem observância do projeto aprovado.

O veto do Executivo foi derrubado por 19 votos a 0. Antes, entretanto, foi alvo de discussões nos bastidores. Até mesmo o Ministério Público participou das conversas por acreditar que o texto vai contra ao que está estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2010 pela Prefeitura Municipal, e que rege questões da construção civil no município, na ausência de leis complementares ao Plano Diretor. Entretanto, nem mesmo a articulação do MP a respeito do assunto mudou a cabeça dos vereadores. “O Legislativo não assinou o TAC”, afirmou o vereador petista Agnaldo Bicalho pouco antes de dar o seu voto.

O outro veto do Executivo, também derrubado por 19 votos a 0, tinha como objeto o Projeto de Lei 014/2013, que visa garantir assistência médica aos internos das comunidades terapêuticas de Ipatinga. De autoria do vereador Jadson Heleno (PPS), o acompanhamento individual aos dependentes químicos deverá ser absorvido pelo Programa da Saúde da Família (PSF) da Prefeitura.

OUTROS PROJETOS

Durante a reunião desta segunda-feira, também foi votado o projeto de lei 035. Aprovado por unanimidade, a proposta institui no município o serviço de transporte individual de passageiros com mobilidade reduzida. De autoria do vereador Ademir Cláudio (DEM), o texto prevê o licenciamento de pelo menos um táxi, nos pontos do shopping, centro e bairros, adaptado para atender às necessidades de deslocamento de pessoas com deficiência.

Outro projeto aprovado foi o que altera a Lei 2.400, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Juventude de Ipatinga. De iniciativa do Poder Executivo, o texto atende à necessidade de adequação da lei ao Estatuto da Juventude, recentemente alterado no âmbito federal.

O Estatuto foi adaptado segundo orientações de organismos internacionais, passando por ajustes de sua composição, tanto na representação governamental, bem como na representação não-governamental. Outro ponto é a ampliação do processo de participação popular e a inserção da juventude no debate sobre as políticas públicas no município.

Ontem, também, pelo menos quatro datas comemorativas foram incluídas no Calendário Oficial do município através da aprovação de projetos de lei: Dia Municipal de Ação de Graças, Dia Municipal da Água, Semana Municipal da Alimentação Saudável, Dia Municipal do Mototaxista e do Motoentregador.
Nesta terça-feira (23), o Legislativo volta a se reunir para a segunda sessão ordinária do mês de abril. Ao todo, 12 matérias foram colocadas em pauta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com