Cidades

LBV fez mais 13 milhões de atendimentos em 2018

Nestes quase 70 anos de trabalho — a serem completados em 1º de janeiro de 2020 —, a Legião da Boa Vontade (LBV) mantém o compromisso de estar presente onde o povo precisa

IPATINGA – As ações desenvolvidas diariamente pela Instituição oferecem proteção social, apoio, cuidado, atenção, amor e cria oportunidades para que milhares de pessoas possam mudar a realidade em que vivem e, assim, contribuir para uma sociedade mais justa e solidária.

Com a ajuda da população, a LBV atingiu, em 2018, o número recorde de 13.561.312 de atendimentos e benefícios prestados, mantendo sempre a excelência de suas ações socioeducacionais, desenvolvidas em 82 unidades espalhadas pelo país. Crianças, adolescentes e adultos puderam estudar; jovens e mulheres profissionalizaram-se; futuras mamães puderam aprender sobre essa nova fase da vida; idosos tiveram seus direitos garantidos; e famílias e comunidades estão conseguindo construir um recomeço para suas vidas por meio de palestras educativas e capacitação profissional.

As doações ajudaram a consolidar este trabalho e a promover a ampliação dos programas socioeducacionais desenvolvidos em todo o Brasil, por meio de:

— 72 Centros Comunitários de Assistência Social

— 1 Centro de Assessoramento

— 3 Abrigos para idosos

— 1 Escola de Capacitação Profissional

— 5 Escolas de Educação Básica

Apesar dos desafios econômicos que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos, a LBV está conseguindo manter o atendimento sem perder a qualidade. Para a LBV, o ano de 2018 foi marcado pelo fortalecimento das ações oferecidas aos seus atendidos. E, para 2019, a meta é crescer e beneficiar mais pessoas.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

No programa Criança: Futuro no Presente!, 13.499 meninos e meninas de 6 a 15 anos foram amparados ano passado. As crianças ficam na unidade da LBV no horário inverso ao da escola e participam de atividades socioeducativas, ricas em experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, convivência e proteção social. Estas ações propiciam uma formação cidadã, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Eles recebem alimentação diária. No início do ano ganham um kit com material pedagógico para complementar os itens usados na escola e também uniforme completo para frequentar as atividades na LBV. Além disso, há todo um acompanhamento da equipe multidisciplinar no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

O alcance deste programa também impactou mais de 28.809 mil pessoas considerando a família desta criança, já que o trabalho da LBV se estende a todos, por meio de palestras educativas sobre temas diversos, atendimento social e psicológico e entrega de itens de primeira necessidade, quando necessário.

JOVENS E ADULTOS

Outro destaque é o Aprendiz da Boa Vontade. Este programa atende jovens de 14 a 24 anos, preparando-os para o mundo do trabalho, em conformidade com a Lei da Aprendizagem. É realizado nas cidades de São Paulo/SP, Campinas/SP, Rio de Janeiro/RJ e Brasília/DF.

A iniciativa oferece metodologia própria da LBV, orientação de equipe multidisciplinar e acompanhamento social do jovem e da família dele.

Em 2018, 1.145 jovens participaram deste programa. Ao todo, foram realizados 43.644 atendimentos e benefícios dentro desta ação.

Nos Centros Comunitários de Assistência Social espalhados pelo país, a LBV também desenvolve ações específicas para o público jovem por meio do programa Jovem: Futuro no Presente!, garantindo a ele um local seguro e criativo, longe do perigo das ruas e para que ele possa desenvolver suas habilidades e ser protagonista de sua vida.

Além das atividades socioeducativas, os jovens recebem alimentação, tem o acompanhamento de educadores e profissionais da área social. Também recebem uniforme para frequentar a LBV, além do kit pedagógico no início de cada ano. Foram 40.254 benefícios e atendimentos prestados aos jovens atendidos nesse programa impactando também a família deles.

MULHERES

Na LBV, a mulher é valorizada em todas as fases da vida. Por reconhecer a sua importância fundamental para as famílias e para a construção de uma sociedade justa e solidária, os programas desenvolvidos com mulheres de baixa renda em todo o país as capacitam para a geração de renda, ao aprendizado, à troca de experiências, à melhoria da autoestima e ao cuidado consigo e com a família.

No programa Cidadão-Bebê, por exemplo, a Instituição realizou mais de 41.785 atendimentos e benefícios auxiliando mulheres dando total apoio no período gestacional, por meio de palestras educativas que contribuem para o fortalecimento da família e de conhecimento para esta nova fase da vida. Ao final do programa, todas as gestantes recebem um enxoval completo para elas e para o bebê.

Nos programas Vivência Solidária,Vida Plena, a LBV também atende ao público feminino com dezenas de atividades que promovem a geração de renda, o bem-estar, a qualidade de vida, a autoestima e o fortalecimento de vínculos.

IDOSOS

A atenção, o acolhimento, a amizade e o cuidado são essenciais para garantir que cada idoso atendido pela LBV seja respeitado e tenha seus direitos garantidos.

Em 2018, 640.254 atendimentos e benefícios foram realizados em prol de pessoas da terceira idade, por meio dos nossos três abrigos, localizados nas cidades de Uberlândia e Teófilo Otoni/MG e em Volta Redonda/RJ, e também pelos programas socioeducacionais realizados em nossas unidades espalhadas pelo país.

Por mês, em média, temos um custo de R$ 3.978,78 para manter um idoso em nossos abrigos, considerando desde todo o atendimento realizado, os benefícios que ele recebe, bem como as despesas com profissionais que atuam na unidade, sendo:

– alimentação (café da manhã, desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia);

– fraldas geriátricas;

– cadeiras de rodas, andador, muletas;

– material de higiene e de limpeza;

– roupas e calçados;

– limpeza e manutenção dos ambientes;

– manutenção de toda a infraestrutura (equipamentos, maquinário etc…);

– entre outros serviços.

Foram realizados 229.232 atendimentos e benefícios dentro deste programa no ano de 2018.

Campanhas permanentes e ações emergenciais

KITS PEDAGÓGICOS

Graças à ajuda de colaboradores, voluntários e parceiros, a ação solidária da LBV foi fundamental no início do ano letivo para os milhares de crianças, adolescentes e jovens, além de adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos e são atendidos pela Instituição e também por organizações parceiras.

A LBV entregou, por meio da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! 22.336 mil kits de material pedagógico contendo itens como cadernos, mochilas, canetas, lápis entre outros. Os atendidos pela LBV também receberam no início do ano conjuntos de uniformes para frequentar as atividades nas escolas e nos Centros Comunitários da Instituição.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com