Nacionais

Lançamento de mutirão de prótese termina em protesto contra deputado

IPATINGA – O lançamento do mutirão de prótese dentária na manhã desta sexta-feira (9) terminou em protesto após um ato capitaneado pelos sindicatos que representam os servidores municipais e representantes de alguns movimentos sociais. Filiados ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, o Sind-UTE/MG, e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipatinga, o Sintsertpi, foram para a porta do prédio da prefeitura, em função da presença do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), para protestarem contra o seu voto em favor da reforma trabalhista, em tramitação na Câmara dos Deputados.
Os manifestantes entraram com cartazes e faixas no hall da prefeitura e rechaçaram o posicionamento do deputado no Congresso, chamando-o de golpista. O protesto por pouco não vira caso de polícia. Funcionários da Prefeitura empurraram os manifestantes, tomaram as faixas e tentaram fechar a porta para impedir a entrada dos sindicalistas. Houve tumulto e, com a confusão, alguns chegaram a cair. O conflito só foi dispersado com o encerramento do evento, que acontecia para alguns beneficiados com o programa de distribuição de prótese dentária. Mesmo assim, uma viatura da polícia parou em frente à Prefeitura para garantir a ordem.
Conforme o Sind-UTE/MG, há uma mobilização constante da entidade contra as reformas e uma agenda permanente de debates e protestos, para envolver a população no debate nacional e impedir a aprovação das reformas. Uma das estratégias é justamente realizar manifestações nas bases dos deputados federais para pressioná-los a ouvir o clamor da população. O sindicato, juntamente com outros movimentos sociais, integra o Comitê Popular em Defesa da Democracia.
A presidente do Sintserpi, Marcione Menezes, também externou o descontentamento da categoria com o posicionamento do deputado federal. “Nós não estamos satisfeitos com a forma com que ele tem votado em favor das reformas que a gente sabe que vai prejudicar toda a classe trabalhadora. A reforma da previdência fere de morte os aposentados e sabemos que se ela passar nós não nos aposentaremos nunca”, afirmou.

‘ É MENTIRA´

Para o deputado federal Leonardo Quintão, não há retirada de direitos: “A reforma trabalhista tem que ser bem debatida no Senado porque já passou na Câmara. Não tem nenhuma perda de direito na lei trabalhista. A proposta está apenas modernizando o que já existe, e quem está falando que o trabalhador vai perder direito, isso é mentira”, discursou.
Já sobre a reforma da Previdência, que ainda será apreciada pelos deputados no Congresso (está tramitando nas comissões da Casa), Leonardo Quintão até antecipou o resultado: “a matéria ainda será debatida na Câmara e depois seguirá para o Senado”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com