Cidades

Keisson dá aval para Copasa iniciar tratamento do esgoto

(Crédito: ACS/PMT)

 

TIMÓTEO – O prefeito Keisson Drumond assinou a carta de anuência para a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) executar o projeto de tratamento de todo o esgoto doméstico da cidade. O documento foi assinado em reunião com o diretor de Operações Centro Leste da empresa, Valério Máximo Gambogi Parreira, e o gerente do Distrito Médio Piracicaba, Wilson Milani. Participaram também do encontro o vice-prefeito, Renato Araújo, o procurador geral do município, Heyder Torre, e o secretário de Planejamento, Edílson de Andrade.

A carta de anuência da Prefeitura de Timóteo era o último documento que faltava para a Copasa captar os recursos junto ao governo federal para tratar o esgoto de Timóteo, “um sonho antigo da população”, como ressaltou Keisson Drumond. Os recursos para o projeto somam aproximadamente R$ 58 milhões e já estão disponíveis, na Caixa Econômica Federal, após gestões do prefeito e do deputado federal Gabriel Guimarães junto ao Ministério das Cidades.

Valério Máximo informou que, após a assinatura da carta de anuência, a Copasa está, finalmente, liberada para licitar o projeto de tratamento de esgoto de Timóteo, cujas discussões remontam à década de 1990. A previsão é de que todo o processo licitatório seja concluído em alguns meses, e que as obras sejam efetivamente iniciadas no segundo semestre.

CONTRATO
O contrato para execução do programa de tratamento de esgoto e ampliação do abastecimento de água em Timóteo foi assinado em 2011, mas só no atual governo é que foram superadas todas as barreiras e conseguido os recursos para a sua execução. Além da ampliação das redes de água e de esgoto, os quase R$ 60 milhões liberados pelo governo federal serão investidos na construção de aproximadamente 15.000 metros de redes coletoras e interceptoras, sendo que quase 70% das obras previstas serão realizadas às margens dos córregos da cidade.

O diretor da Copasa prometeu que a empresa “se empenhará ao máximo” para concluir o projeto de tratamento de esgoto de Timóteo em 24 meses. “Concluído todo o processo burocrático, esperamos iniciar as obras efetivamente no mês de junho, trabalhando em ritmo acelerado para sua entrega antes do prazo previsto”, prevê Valério Máximo.

CONQUISTA
O prefeito de Timóteo destacou que, além dos ganhos em saneamento e saúde, as obras do projeto de tratamento de esgoto vão trazer outros benefícios para o município, como a previsão de geração de mais de 200 empregos, de receitas para o município e desenvolvimento da economia local. Uma das exigências feitas por Keisson, e acatada pela Copasa, é que a contratação de pessoal e compra de matéria-prima vão priorizar trabalhadores e o comércio de Timóteo.

“Esse é um momento histórico para a nossa cidade, que, com o tratamento de esgoto, terá uma série de melhorias, principalmente na qualidade de vida”, comemorou o prefeito de Timóteo. Por sua vez, o diretor da Copasa anunciou que a empresa iniciará logo o trabalho de levantamento de áreas que serão utilizadas para a instalação das redes coletoras e interceptoras, além das estações elevatórias e de tratamento do esgoto doméstico. “Será o maior investimento em execução em todo o Vale do Aço, e um dos maiores de Minas Gerais”, completou o diretor de Operações da Copasa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com