Cidades

Justiça diploma eleitos de Belo Oriente, Naque e Açucena

O futuro prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves, foi diplomado ontem no Fórum de Açucena pelo juiz Carlos Roberto de Faria      (Fotos: Nadieli Sathler)

 

AÇUCENA – A Justiça Eleitoral diplomou na manhã de ontem (19) os candidatos eleitos dos municípios de Açucena, Naque e Belo Oriente. As cerimônias foram realizadas separadamente no Fórum de Açucena e presididas pelo juiz Carlos Roberto de Faria.
A promotora eleitoral Renata Cerqueira também compôs a mesa da diplomação das três cidades. A exemplo do discurso que usou na diplomação dos eleitos de Santana do Paraíso, o juiz falou sobre a necessidade do voto limpo.
O magistrado defendeu que no País só haverá democracia de qualidade quando o eleitor entender que depende dele a iniciativa de denunciar aqueles que oferecem favores em troca do voto.

ESPERANÇA
A primeira a receber o diploma eleitoral foi a futura prefeita de Açucena, Darcira de Souza (PT). Em seu discurso, ela ressaltou a necessidade de atender aos anseios da comunidade de Açucena e unidade para gerir o município. “Estamos aqui concretizando mais uma etapa do processo eleitoral. A disputa terminou no dia 7 de outubro, a partir de agora é a festa da democracia que precisa imperar no município. Temos que trabalhar com todos e para todos. Gostaria de poder contar com esse apoio, e que consigamos atender aos anseios e aspirações do povo de Açucena, que espera muito de nós, seus representantes. Se estamos aqui é para correspondermos à altura”, discursou.

VEREADORES
Também receberam os certificados os vereadores Maria Bernardina Rodrigues (PTC), Valzemir José Duarte (PCdoB), Lafaiete Pereira (PSB), Jamir Rodrigues (PT), Idelfonso Marques de Moura (PSB), Elivander Carlos Silva (PSB), Almir de Oliveira (PDT), Natanael de Almeida (PT) e Orlando Fernandes (PDT).
O vice-prefeito Geraldo Pinto dos Santos (PSDB) acabou não recebendo o diploma das mãos do juiz eleitoral porque não chegou a tempo. O atual prefeito Ademir Siman (PT) esteve no evento.


A prefeita eleita de Açucena, Darcira de Souza (PT), ao lado do juiz eleitoral Carlos Roberto de Faria

NAQUE
Após as 10h50, foi a vez do prefeito eleito Hélio Pinto de Carvalho (PSDB) e o seu vice Fernando da Costa Silva (PSDB) receberem os certificados da Justiça Eleitoral. Além dos vereadores Itamar Alves (PSDB), Gilson Vieira (PSDB), Ruimar Ferreira (PT), Maria das Graças dos Santos (PT), Luciano Rodrigues (PV), Jeová Aparecido dos Santos (PT), José Ismair Gonçalves (PSDB), Elias Tomaz dos Santos (PSB) e José Neves (PRB).

BELO ORIENTE
Por último, foram diplomados o futuro prefeito Pietro Chavez (PDT) e o vice Toninho Professor (PTB). Durante seu pronunciamento, Pietro falou sobre os problemas da equipe de transição.
“Agora me sinto em condições de começar a planejar o governo, já que a justiça reconheceu que as nossas contas foram aprovadas sem ressalvas. Nos sentimos à vontade para daqui em diante escolher o melhor secretariado e fazer uma composição com os partidos que nos ajudaram, ao todo 16. Temos de pensar na situação de Belo Oriente que, no momento, infelizmente, se encontra complicada. A transição tem sido um pouco difícil. Mas devagar estamos conseguindo avaliar as contas públicas”, declarou.

DÍVIDA
Pietro revelou que sua gestão vai herdar uma dívida de R$ 10 milhões dos governos anteriores. Ele citou inclusive que alguns fornecedores da Prefeitura já o procuraram para mostrar os débitos.
“As dívidas são muitas e há pendências com o INSS, Cemig e rescisões que podem ultrapassar o montante de R$ 10 milhões. Mas temos tranquilidade porque de 2001 a 2008 nós administramos uma situação semelhante a essa. Com certeza vamos fazer o melhor trabalho possível para diminuir as diferenças sociais em Belo Oriente e trazer a alegria de volta para nossa gente”, prometeu.

SAÚDE
A maior demanda do próximo governo vai ser a reabertura do Hospital de Belo Oriente, fechado em função de problemas de gestão. A unidade hospitalar é equipada com bloco cirúrgico que nunca foi usado.
O prefeito eleito adiantou ao DIÁRIO POPULAR que o secretário de Estado Antônio Jorge vai ao município na segunda quinzena de janeiro para debater as medidas emergenciais para a área da saúde.

“Ansiamos por um apoio do estado nos mesmos moldes do que foi feito em Coronel Fabriciano, com o antigo Hospital Siderúrgica. Queremos ainda voltar com todo o quadro da saúde com médicos de prontidão no local”, contou.
Pietro lembrou também dos problemas de limpeza pública vividos em Belo Oriente. Por dois dias a cidade ficou sem coleta de lixo pelos atrasos no pagamento, semelhante ao que aconteceu em Ipatinga e Timóteo.

VEREADORES
Foram diplomados ainda os vereadores eleitos Ilca Maria de Lima (PT), Hamilton Rômulo de Menezes (DEM), Alex de Melo Estevão (PT), Sebastião Lopes (PCdoB), Waldir Menezes (PSB), Edmar Rosa de Araújo (PDT), Fábio Gomes (PDT), José Peres de Souza (PCdoB), Rivaldo Martins (PSL), Warla Gonçalves (PMDB) e Robson Fernandes (PPS).

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com