Policia

Justiça determina que soldado Victor e coiote sejam levados a julgamento

Victor Emmanuel e Joaquim Pereira são acusados de assassinato; contudo, apenas o primeiro está preso

IPATINGA
– A Justiça da Comarca de Ipatinga determinou que o soldado da Polícia Militar Victor Emmanuel Miranda de Andrade e o coiote Joaquim Pereira de Moura sejam levados a julgamento por um assassinato ocorrido em 2007. O crime foi investigado e os dois indicados, porém apenas o policial foi preso.

Segundo a denúncia, os dois teriam planejado e executado um homicídio contra o comerciante Eduardo Luiz da Costa, que foi assassinado na rua Serra Negra, no bairro Jardim Panorama. Segundo informações do inquérito, o crime foi cometido por um indivíduo que pilotava uma motocicleta verde e passou pela via efetuando disparos contra o homem de 40 anos.

O crime chegou a ser investigado na época, mas não se chegou a nenhuma conclusão. O caso foi reaberto pelo Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), que montou uma força-tarefa no Vale do Aço para investigar crimes supostamente cometidos por agentes de segurança.

O inquérito concluiu que a vítima devia cerca de R$ 12 mil para Joaquim Pereira de Moura, que atuava como coiote facilitando a entrada ilegal de pessoas nos Estados Unidos. Eduardo havia retornado há pouco tempo do país, onde permaneceu por dois meses e foi deportado.

Ainda de acordo com as investigações da Polícia Civil, a vítima mantinha um relacionamento amoroso com a ex-companheira do cabo da PM Amarildo Pereira de Moura, irmão de Joaquim, e que também teria participado da trama do assassinato. Os dois irmãos teriam um vínculo de amizade com Victor Emmanuel e uniram forças para matar Eduardo.

Amarildo foi assassinado a tiros em fevereiro do ano passado e, por esse motivo, não foi indiciado no processo. Joaquim e Victor Emmanuel respondem pelo crime de homicídio qualificado e podem pegar pelo delito até 30 anos de prisão, cada.

UM ANO

Pelo assassinato de Eduardo Costa, a polícia pediu a prisão preventiva do soldado, que se encontra acautelado no Batalhão da PM de Belo Horizonte há mais de um ano – Victor foi preso no dia 25 de abril de 2013. Além da morte de Eduardo, Victor responde a seis processos na comarca de Ipatinga por crimes semelhantes.

Joaquim, por sua vez, encontra-se foragido desde então. Informações sobre o acusado podem ser repassadas à PM, pelo número 190, e também ao Disque Denúncia Unificado, pelo telefone 181. Em ambos os números, o informante não precisa se identificar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com