Policia

Justiça condena 13 pessoas por tráfico de drogas em Timóteo

Réus participaram de audiência em julho deste ano no Fórum de Timóteo com forte aparato de segurança     (Divulgação PC)


TIMÓTEO
– Treze pessoas foram condenadas pela Justiça de Timóteo, acusadas de participar de um forte esquema de tráfico de drogas na cidade. Todos irão cumprir as penas em regime fechado. A sentença foi proferida pela juíza Flávia Silva da Penha na última sexta-feira (30). Os réus participaram de audiência em julho deste ano, no Fórum Geraldo Perlingeiro de Abreu, sob forte aparato de segurança, controlado por agentes do Sistema Prisional de Minas Gerais. A juíza acatou os argumentos da promotora de Justiça Luz Maria Romanelli, que pediu a condenação dos réus pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menores.

Os dois líderes da organização receberam as condenações mais altas do grupo. Alexandre Estanciola foi condenado a 13 anos e cinco meses de reclusão em regime fechado. A pena base do acusado foi de sete anos, mas ele também foi julgado pelo crime de associação ao tráfico de drogas e corrupção de menores, o que fez sua pena ser aumentada em pouco mais de seis anos.

Gedivaldo Ferreira de Souza, outro cabeça do crime organizado, pegou uma pena de 13 anos, cinco meses e 18 dias.
Outros envolvidos no grupo também tiveram suas condenações decretadas na sexta-feira passada. A pena aplicada a Rubens Reis Sartori foi de 10 anos e dois meses de reclusão. Jordânio Stancioli de Paula, parente de Alexandre Estaciola, vai responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação e corrupção de menores. Pena: 13 anos, 7 meses e 10 dias de prisão.

Edsoney Nunes de Oliveira foi condenado a 10 anos e dois meses. Edson Bispo de Morais Junior, o “Tiquin”, pegou 8 anos, 5 meses e 20 dias de cadeia. Já o Cleiton dos Santos Reis foi condenado a 9 anos, 8 meses e 20 dias de reclusão. José Paulo Silva Moura recebeu a condenação de 8 anos, cinco meses e 20 dias de prisão. Luiz Fernando Rocha Teixeira: 8 anos, 5 meses e 20 dias. Deidson Maia Bonifácio foi condenado por tráfico de drogas, associação e corrupção de menores e pegou uma pena de 9 anos, 8 meses e 20 dias.

MULHERES

Três mulheres acusadas de integrarem a quadrilha também foram condenadas. A pena para Marli Estanciola de Paulo foi de 4 anos e dois meses. Joelma Maria Silva foi condenada por tráfico e associação a 10 anos e dois meses, e por último Mariuza Souza Ferreira, condenada a 11 anos e 8 meses prisão. A juíza ainda negou o direito de os réus recorrem da sentença em liberdade e ordenou que as drogas apreendidas com os réus em ocorrências policiais – que serviram como provas – fossem incineradas.

OPERAÇÃO ELDORADO
O esquema de tráfico de drogas foi descoberto em maio de 2011, durante a Operação Eldorado, desencadeada pela Polícia Civil de Timóteo, nos bairros Novo Tempo e Bandeirantes. À época, oito pessoas foram detidas, mais de três quilos de drogas e outros objetos apreendidos pela polícia. Na ocasião, os principais alvos da polícia não foram encontrados.

BARALHO
Alguns meses depois, o delegado Gilmaro Alves, responsável pela operação, elaborou o “Baralho do Crime”, com os nomes dos criminosos mais procurados pela polícia, entre eles alguns integrantes da quadrilha de tráfico que ainda não estavam preso. Cada acusado recebeu o nome de uma carta do baralho, o que facilitou a localização dos suspeitos.

Com o “Baralho do Crime” sendo divulgado pela imprensa e espalhado na comunidade, pouco a pouco alguns envolvidos na organização criminosa foram sendo encontrados. Alexandre Estaciola – a carta mais alta do baralho – entregou-se em julho deste ano, poucos dias antes do julgamento de todos os réus condenados. Em conversa com o delegado Gilmaro Alves na tarde de ontem, ele enalteceu o empenho do Ministério Público e da Justiça. “A sentença de cem páginas possui riquezas de detalhes e bastante profundidade no que se refere aos fatos”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com