Cidades

Juiz suspende divulgação de pesquisa eleitoral irregular

A Justiça Eleitoral mandou recolher exemplares do jornal Diário do Aço contendo pesquisa eleitoral irregular


FABRICIANO
– O juiz eleitoral Mauro Lucas da Silva mandou recolher na tarde de ontem (4) exemplares do jornal Diário do Aço, que publicou na edição desta quinta-feira pesquisa eleitoral apontando o candidato Celinho do Sinttrocel (PCdoB) com vantagem nas intenções de voto para eleições em Coronel Fabriciano. A pesquisa não respeitou as determinações da legislação eleitoral.
O pedido de liminar foi feito pela coligação ‘Para Fabriciano Seguir em Frente’ e pela candidata a prefeita Rosângela Mendes (PT). A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral na última terça-feira (2), e só estaria liberada para publicação no domingo (7).
Além do recolhimento dos jornais, o juiz determinou ainda a retirada do conteúdo da internet.
“No caso em tela, após consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Sistema de Pesquisas Eleitorais, por este juízo, verifica-se de fato que a pesquisa está registrada com os dados informados pelo requerente, estando ai então presentes a fumaça do bom direito. O periculum in mora revela-se na divulgação da pesquisa com afronta às disposições legais, o que em tese, poderia configurar manipulação de dados, prejudicial, sem dúvida, aos requerentes”, avaliou o magistrado.
O juiz também proibiu que os candidatos da coligação ‘Fabriciano Quer Mais’, Celinho do Sinttrocel e Francisco Pereira Lemos reproduzam ou divulguem os dados contidos na referida pesquisa em material impresso ou mesmo virtual.
“A reprodução ou e divulgação da mencionada pesquisa está proibida, por quaisquer meios que sejam, sob pena de multa, tanto para os requeridos quanto para os interessados, de 10 mil por evento, sem prejuízo das implicações finais”, determinou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com