Esportes

Judô e jiu-jitsu como ponto de partida para o crescimento social

IPATINGA – Já são conhecidos os benefícios do esporte para a saúde e bem estar de seus praticantes. E também o caráter de socialização e de formação cidadã dos atletas. Este é o mote principal do Projeto Social Tokugawa, que todo ano atende até 60 jovens e seus familiares em Ipatinga com a prática de artes marciais. Em 2016, as aulas já começaram e ainda restam algumas vagas.

Os participantes são selecionados entre crianças e adolescentes em vulnerabilidade social dos diversos bairros de Ipatinga. E são integrados ao grupo de alunos da Academia Tokugawa, que funciona desde 1997. Eles têm aulas duas vezes por semana – terça e quinta de 8:30h às 9:30h e 15h às 16h – com chance até de participarem de competições com o grupo.

Além de não terem despesas com mensalidades, os integrantes do Projeto ainda recebem uniforme completo e a mesma atenção que recebem os demais alunos da academia. “Não há diferenciação nos uniformes ou nos treinos entre os atletas. São todos alunos, não há discriminação”, destaca o Sensei Pablo Dávila, fundador da Tokugawa.

INTEGRAÇÃO
Quem atesta essa integração são os próprios jovens atendidos, como os adolescentes Raylander Aquino Marinho, de 11 anos, e sua irmã Josilene de Aquino Marinho, de 13 anos. Moradores da Vila da Paz, há dois anos eles são atletas do Projeto Social Tokugawa e contam que não percebem diferença no tratamento. “É muito legal estar lá com eles. Do dojô para dentro, é um guerreiro como qualquer outro”, comemora Josi.

Eles ainda relatam alguns avanços percebidos desde o início das aulas de artes marciais e concordam que um dos maiores benefícios é a integração familiar. A mãe, Marlene Alves de Aquino Marinho, percebeu o interesse dos filhos pelo esporte e quis participar. Hoje, ela também integra o grupo de alunos da “família Tokugawa”.

A vizinha da família, Hillary Paula, de oito anos, também há dois anos no Projeto, percebe a melhora física trazida pelo esporte. “Tinha bronquite e não tive mais. Nem dor nas pernas”, conta. Já o colega Raylander diz que se sente mais calmo e que dorme melhor. “Antes tinha dificuldade, agora não”, revela. “Eu também durmo mais cedo e não fico mais perturbando a minha vó”, emenda Hillary, achando graça.

SERVIÇO

Os interessados em associar a sua marca à saúde, bem estar e assistência social através de patrocínios de atletas e apoio ao Projeto Social Tokugawa, podem obter mais informações pelo telefone 98673-0759 com o coordenador Pablo D’Ávila.

Moradores da Vila da Paz que integram o projeto ressaltam os benefícios

 

Conquistas são muito maiores que medalhas

Fundado em 2008, o Projeto Social Tokugawa já atendeu mais de 300 jovens e adultos, que tiveram a chance de encontrar no esporte um caminho alternativo à criminalidade que costuma rodeá-los em seus bairros. Alguns deles já participaram até de competições oficiais de judô e jiu jitsu e puderam sentir um pouco do que é a vida e a carreira como atletas.

Para o Sensei Pablo Dávila, essa resposta é exatamente o objetivo do Projeto. Ele explica que “antes de formar competidores, estão se formando cidadãos de bem”. “O esporte em geral, principalmente as artes marciais, nos reforçam o senso de respeito pelo outro, pelos mais velhos, pelos idosos; de obediência aos nossos pais e mestres e de disciplina com os nossos deveres e na busca de nossos objetivos”, resumiu o Sensei.

Pablo ressalta que os resultados não são medidos por medalhas conquistadas, mas sim pela conquista social de cada aluno do Projeto. “Eles se sentem parte de um coletivo, conhecem pessoas e, consequentemente, outras atividades. Isso amplia a percepção de mundo desses jovens e os faz enxergar que é possível crescer na vida pelo caminho da paz, da honestidade e do trabalho”, avalia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com