Cidades

Jornada de Cirurgia do HMC reúne especialistas e profissionais de saúde

A redução do tempo de internação após a intervenção cirúrgica é um dos focos dos debates

 

IPATINGA – Começa nesta sexta, às 19h30, a 10ª Jornada de Cirurgia do Hospital Márcio Cunha, com palestras, mesas redondas e a presença de especialistas do Vale do Aço, de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. O encontro é direcionado a todos os profissionais da área de saúde interessados no tema e segue até sábado (12), no auditório da Unidade I do próprio hospital. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Basta ligar para o telefone 3829-9433 e confirmar presença.

OBJETIVO
“Como nas edições anteriores, neste ano escolhemos temas que tenham ligação com várias especialidades. Nosso foco é trabalhar cada vez mais com uma medicina multiprofissional, mantendo a integração entre as várias áreas no sentido de melhorar a assistência ao paciente e reduzir ao menor tempo possível seu período de internação nas nossas unidades em caso de intervenção cirúrgica”, explica o médico coordenador da Jornada, Jaílson Tótola.

ABERTURA
A Jornada será aberta pelo diretor do Hospital Márcio Cunha, José Carlos de Carvalho Gallinari, e pelas discussões na mesa redonda intitulada “Exames de Imagem no Abdome Agudo Não Traumático”. Divididas entre as apresentações sobre “Raio X Simples e Contrastado”, pelo Dr. Ademir Dutra, “Ultrassom Abdominal”, pelo Dr. Ovídio Carlos Carneiro Vilela e “Tomografia Computadorizada”, pelo Dr. Eugênio Braz Corrêa, as discussões da mesa ressaltarão como importantes ferramentas de diagnóstico contribuem na atuação do cirurgião.

TEMAS
Ainda na sexta, o médico Marcelo Girundi realizará a palestra “Complicações da Cirurgia Bariátrica”, ressaltando as melhores e mais seguras práticas disponíveis atualmente para o tratamento da obesidade mórbida por meio de cirurgia.
No sábado pela manhã, a programação conta com as palestras “Riscos Assistenciais e Segurança em Cirurgia” e “Gerenciamento Recursos Humanos em Saúde”, ambas do professor e cirurgião do Hospital da Força Aérea Brasileira, Alfredo Guarischi, abordando a importância de se trabalhar uma equipe multidisciplinar integrada e alinhada com os objetivos de uma instituição. E ainda, a palestra “Ensino Médico”, proferida pelo médico e professor da UFMG, Alcino Lázaro da Silva. “Em um momento em que o Hospital Márcio Cunha acaba de implantar uma Coordenação de Ensino, Pesquisa e Segurança nas Ações de Saúde, a presença de profissionais-referências em diversas áreas indica que a 10ª Jornada de Cirurgia chega como uma oportunidade para o aprendizado e para nos mostrar desafios e caminhos a seguir na área médica”, finaliza Jaílson Tótola.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com