Cultura

Jornada ambiental nas curvas do Rio Doce

TIMÓTEO – O Rio Doce é o segundo maior rio da costa leste brasileira, possuindo uma extensão aproximada de 900 quilômetros. Tem suas nascentes nas serras da Mantiqueira e Espinhaço, em Minas Gerais. Banha em área urbana nove municípios mineiros e três capixabas. Em área rural banha 22 municípios mineiros e um capixaba.

A importância do Rio Doce foi alvo de pesquisa pela bióloga e educadora Dayse de Fátima Rodrigues de Lima, que originou o livro “O Serpenteamento do Rio Doce das Alterosas Mineiras ao Atlântico Capixaba – Um olhar ambiental, histórico, geográfico e cultural”.

Em Timóteo, a obra foi lançada na Fundação Aperam Acesita. O evento contou com representantes da área educacional e ambiental, entre eles dos departamentos de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Timóteo, da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino.

O lançamento do livro está inserido nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho -, promovidas pelos parceiros Fundação Aperam Acesita, Prefeitura de Timóteo, Instituto Estadual de Floresta/Parque Estadual do Rio Doce e CEFET/MG. A obra é resultado de trabalho de campo realizado entre 2007 e 2012, por meio de fotografias, pesquisas literárias e entrevistas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com