Esportes

Jogos Escolares revelam talentos para o mundo

BH – Cada vez mais os esportes deixaram de ser apenas um instrumento pedagógico para promover a inclusão social e despertar o potencial físico de cada estudante. Foi neste ambiente olímpico propiciado dentro da escola, que o estudante do ensino médio de Juiz de Fora, João Victor de Oliveira Macedo, 15, saltou para ser atleta.

MEDALHISTA
Dono de uma coleção de mais de 60 medalhas, o jovem atleta conquistou mais três de ouro em todas as etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) – estadual, nacional e na disputa Sul-Americana de Atletismo, na modalidade salto, em 2015.

Na última competição, em Assunção, no Paraguai, Victor bateu o recorde da prova dos 100 metros com barreiras em 13 segundos e 47 centésimos. “Quero me dedicar à carreira de atleta e bater recordes”, afirma o estudante. A relação com o esporte existe desde os 11 anos de idade, com uma rotina de treinos diários no ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Um dos objetivos dos Jogos Escolares é aumentar o vínculo do aluno-atleta com a escola, contribuindo com a diminuição da evasão escolar. A experiência nas disputas acirradas e o espírito competitivo entre as escolas e municípios também levam os jovens a encararem o esporte como um futuro, favorecendo a descoberta de novos talentos esportivos”, afirma o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves.

“Ele é bastante dedicado durante os treinos. Como reconhecimento pelas conquistas, o João foi contemplado com uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio em uma outra escola particular”, elogia o treinador técnico do atleta, Jefferson Verbena de Freitas.

Ele conta ainda que os treinos de João Victor foram intensificados para colocá-lo em forma durante um camping de atletismo, que será promovido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em janeiro em Lavras, no Sul de Minas. “Também estamos nos preparando para outras competições, dentre elas, o JEMG de 2016”, diz.

ESTRELA DAS QUADRAS
Outra estrela dos Jogos Escolares de Minas Gerais é o armador Raulzinho Togni Neto, 23. A carreira de Raulzinho no basquete deslanchou com o título de campeão do JEMG em 2007 e 2008 pelo Colégio Arnaldo, de Belo Horizonte, e dos Jogos Escolares da Juventude em 2008, representando Minas Gerais. Hoje ele integra a NBA, a liga americana de basquete, a mais importante da modalidade, pelo Utah Jazz.

Filho do ex-jogador da seleção brasileira Raul Togni Filho, Raulzinho, de 23 anos, disputou os Jogos Olímpicos de Londres e é uma das esperanças do basquete brasileiro para os Jogos Rio 2016. O atleta, que também disputou o Mundial da Turquia em 2010, atuou por quatro anos na Espanha, até ser chamado pelo Utah Jazz.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com