Cidades

Janeiro branco mobiliza cidades da região

IPATINGA – Exercício físico focado no trabalho do equilíbrio corporal, circuito funcional, palestras, dinâmicas e caminhadas foram as atividades preparadas pela prefeitura de Ipatinga, por meio da secretaria de Saúde, alusivas ao “Janeiro Branco”. O tema visa conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Vestidos com camisas em sua maioria branca e segurando um balão da mesma cor nas mãos, na manhã desta quarta-feira (30), cerca de 80 pessoas usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esperança I participaram de uma caminhada pelos bairros Ideal, Ferroviários e Cidade Nobre, em prol da conscientização sobre o tema.

“Nosso objetivo é acabar com o preconceito. Esse tipo de doença é mais comum do que se imagina e afeta várias pessoas ao nosso redor. Além disso, queremos alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e reabilitação do paciente. Na rede municipal nós possuímos um serviço de atenção à saúde mental, composto por profissionais capacitados para tratar e realizar o acompanhamento com a comunidade” informou a Secretária de Saúde, Érica Dias.

Nesta quinta-feira (31), a programação do “Janeiro Branco” será finalizada com uma nova caminhada de conscientização, só que desta vez, envolvendo os usuários da Unidade Básica de Saúde Esperança II. A concentração está prevista 7h, em frente à UBS do bairro.

TIMÓTEO

O auditório da Prefeitura Municipal de Timóteo sediou nesta quarta-feira a palestra “Janeiro Branco: Por uma Cultura de Saúde Mental”, ministrada pela psicóloga Luciana Assunção, 1º Tenente do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. A palestra teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os servidores públicos municipais sobre a necessidade de cuidar da saúde mental e emocional.

Antes da palestra, o prefeito Douglas Willkys, falou sobre a relevância do tema abordado e aproveitou para agradecer a presença dos servidores e da tenente Luciana, lembrando que o município é solidário a essa causa. O evento Janeiro Branco foi realizado ao longo deste mês com palestras e ações de conscientização em praças e na feira-livre do bairro Timirim.

Douglas aproveitou para anunciar a instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) a ser erguido ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no barro Primavera.  “Essa é uma demanda que vai se tornar realidade em nosso município. Vamos montar uma estrutura para colocar à disposição da população”, disse o prefeito.

AUTOCONHECIMENTO

A tenente Luciana lembrou que o movimento Janeiro Branco foi criado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, de Uberlândia, em 2014, para chamar a atenção para o problema. Segundo ela, as pessoas não têm o costume de falar dos seus sentimentos e quando o fazem é encarado como uma “fraqueza”. “Então nesse sentido, a campanha pretende sensibilizar a mídia e as instituições, contribuindo para a disseminação de uma cultura de saúde mental”, citou Luciana.

Na palestra, a oficial conceituou saúde mental como a arte do bem estar na qual o indivíduo realiza as suas habilidades e pode lidar com as tensões do dia a dia, seja trabalhando de forma produtiva ou enfrentando os desafios e dificuldades da vida. Para manter uma saúde mental e emocional em dia, segundo a psicóloga, a primeira coisa a fazer é “assumir a responsabilidade das escolhas que fazemos, pois as coisas que acontecem na nossa vida é a gente quem define”. “O grande desafio é quebrar a cultura do silêncio e incentivar as pessoas ao autoconhecimento”, destacou Luciana Assunção.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com