Internacionais

Irã derrubou avião ucraniano por engano

O avião foi confundido com um míssil de cruzeiro, guiado remotamente para liberar ogivas a longas distâncias, e abatido por um míssil


TEERÃ – O Irã admitiu que o avião ucraniano que caiu em seu território na última quarta-feira (8) foi derrubado por erro humano. A TV estatal iraniana leu um comunicado neste sábado e afirmou que os responsáveis serão punidos.

CONFUSÃO

O comandante da seção aeroespacial Guarda Revolucionária iraniana, general Amirali Hajizadeh, assumiu a culpa pelo erro em uma declaração à TV. “Preferiria estar morto a testemunhar um acidente semelhante”, afirmou.

O avião foi confundido com um míssil de cruzeiro, armamento guiado remotamente para liberar ogivas a longas distâncias, e abatido por um míssil de curto alcance. Ele também afirmou que o soldado efetuou o disparo sem ordem por causa de uma interferência nas telecomunicações.

As informações foram anunciadas publicamente após uma reunião do principal órgão de segurança do Irã, conforme antecipou o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, a principal autoridade da República Islâmica, que foi informado sobre o abate acidental do avião ucraniano na sexta-feira.

‘ERRO DESASTROSO’

Após a confirmação da autoria, o presidente iraniano Hassan Rouhani escreveu no Twitter. “A República Islâmica do Irã lamenta profundamente esse erro desastroso”. Ele ainda garantiu que os responsáveis pelo incidente seriam processados. “Meus pensamentos e orações vão para todas as famílias de luto.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com