Cidades

IPTU cota única com desconto ou 1ª parcela vence nesta quarta

IPATINGA – Termina nesta quarta-feira (18) o prazo para o pagamento da parcela única com desconto de 10% do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, em Ipatinga. Para efetuar o pagamento da guia, o contribuinte deve procurar as agências bancárias credenciadas: Bancos do Brasil, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, Itaú, Sicoob Cosmipa, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.

A Secretaria Municipal de Fazenda orienta os contribuintes para que fiquem atentos às condições de pagamento do IPTU, já que existe a opção de parcelamento em até seis vezes. Também nesta quarta-feira vence a primeira parcela do IPTU 2018, mas os contribuintes que optarem pelo parcelamento não têm direito ao desconto de 10%.

O parcelamento está sendo calculado de acordo com o valor total do IPTU, tendo em vista que o valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a 0,5 Unidade Fiscal Padrão da Prefeitura de Ipatinga (UFPI), que hoje é fixada em R$ 110,69.

Confira a escala de vencimentos para o pagamento parcelado

 

Segunda parcela – 16 de agosto

Terceira parcela – 18 de setembro

Quarta parcela – 18 de outubro

Quinta parcela – 14 de novembro

Sexta parcela – 14 de dezembro

REVISÃO DE CADASTRO

O secretário municipal de Fazenda, José Rocha de Salles, lembra que o IPTU não sofreu nenhuma alteração de valor além das eventuais decorrentes da revisão do cadastro imobiliário que vem acontecendo na cidade desde 2016.

“O único fator extra foi a aplicação da correção do índice IPCA – acumulado do ano passado. Como já é de conhecimento do contribuinte, a Prefeitura de Ipatinga vem realizando, desde 2016, a atualização dos imóveis do município. Por causa desta revisão, que não acontecia há mais de 20 anos, alguns contribuintes já receberam as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano com os valores atualizados”, salienta.

DÚVIDAS E REVISÕES

Contratada em 2016 pela administração de Cecília Ferramenta, a empresa Engemap realizou a verificação da situação dos imóveis que apresentaram inconsistência ou irregularidade em relação ao levantamento feito pelo geoprocessamento. Esta atualização reflete a realidade imobiliária do município e se fez necessária, já que em duas décadas, a cidade, em pleno desenvolvimento, cresceu e muitos imóveis tiveram suas estruturas aumentadas e/ou passaram por reformas.

O processo de atualização cadastral, que vai atingir toda a cidade, já está concluído em 40 mil imóveis, abrangendo os bairros Canaã, Bethânia, Iguaçu, Cidade Nobre, Bom Retiro, Veneza, Imbaúbas, Caravelas, Bom Jardim, Ideal, Horto, Centro, Bairro das Águas e Bairro das Fontes. Os contribuintes destes bairros cujos imóveis sofreram alteração já estão recebendo as guias revisadas.

De acordo com dados levantados pelo geoprocessamento, 90% dos imóveis situados nestes bairros tiveram suas estruturas alteradas ao longo desses 20 anos. “Daí a priorização do levantamento ter sido iniciado nessas localidades”, destacou o secretário José Rocha de Salles.

A Secretaria da Fazenda informa ainda que com o vencimento do IPTU neste dia 18, o contribuinte tem até o próximo dia 7 de agosto para qualquer tipo de requerimento, incluindo a revisão de valores. “Mesmo com o IPTU já pago, o contribuinte não perde o direito à revisão de valores”, ressalta José de Salles.

“Esta ação visa garantir tranquilidade ao contribuinte. Caso haja qualquer erro comprovado na revisão, o município tem obrigação de fazer o ressarcimento. O município não tem interesse em lesar quem quer que seja. Estamos cumprindo com a nossa obrigação de tributar”, esclarece o secretário.

SERVIÇO

As dúvidas relativas às guias de IPTU podem ser sanadas pelos telefones 3829-8025/ 8026/ 8028 e 3829-8043. Ou ainda na Central de Atendimento Tributário (Ceat), no saguão de entrada da Prefeitura, de meio-dia às 18h, e pelo site www.ipatinga.mg.gov.br.

As dúvidas relativas às guias de IPTU podem ser sanadas pelos telefones 3829-8025/ 8026/ 8028 e 3829-8043. Ou ainda na Central de Atendimento Tributário (Ceat), no saguão de entrada da Prefeitura, de meio-dia às 18h, e pelo site www.ipatinga.mg.gov.br. Pedidos para revisão de guias estende-se até o dia 7 de agosto, das 9h às 18h, no andar térreo da PMI.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com