Esportes

Ipatingão sediará Atlético até o final da Copa do Mundo

José Pires mostra modelo de câmera instalada no Estádio Ipatingão para garantir mais segurança aos torcedores

IPATINGA – Conforme já havia sido anunciado em primeira mão pelo “Diário Popular”, os jogos do Atlético como mandante no Campeonato Brasileiro até a parada para a Copa do Mundo serão disputados no Ipatingão, em Ipatinga. Nesta quarta-feira, o clube definiu o local das partidas contra Criciúma, no dia 25, e Fluminense, dia 28. O Independência será cedido à Fifa, a partir do dia 20, para servir de espaços para treinamento durante a Copa do Mundo.

A última vez que o Galo jogou em Ipatinga foi em agosto de 2011. Na ocasião, o time foi batido pelo Corinthians, por 3 a 2, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A notícia foi confirmada pelo secretário de Cultura Esporte e Lazer da Prefeitura de Ipatinga, Fernando Rocha, que no fim da tarde desta terça-feira (13) recebeu pedido do Atlético para jogar no estádio municipal contra o Criciúma e Fluminense, dias 25 e 28 deste mês, respectivamente.

SEGURANÇA
Nesta quinta-feira, a partir das 14h30, acontece no Estádio Ipatingão a reunião técnica que vai definir, entre outros assuntos, o esquema de segurança e da venda de ingressos para as partidas. Representantes da Federação Mineira de Futebol (FMF), Ministério Público, Atlético, Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Juizado da Infância participam do encontro. “Como o estádio Independência, onde o Atlético manda seus jogos, estará cedido à Fifa a partir do próximo dia 22, por conta da Copa do Mundo, a diretoria do clube optou por voltar a jogar na cidade que sempre acolheu bem o time, e tem uma torcida numerosa. Além do mais, o Ipatingão está entre os principais estádio de Minas Gerais”, observa Fernando Rocha.

CÂMERAS
Para voltar a receber jogos da elite do futebol nacional, o Ipatingão segue se modernizando. Na manhã desta quarta-feira (14), em fase de testes, técnicos de uma empresa especializada em segurança iniciaram as instalações de 10 câmeras em pontos estratégicos indicados pela Polícia Militar. Entre os dispositivos eletrônicos, foram instaladas duas câmeras “Speed dome 360 graus”, de alta definição, que possibilitam um zoom ótico de 32x digital, e outras oito câmeras “Full HD”, que vão monitorar as entradas, áreas de bares e banheiros, além das bilheterias.

“A segurança a ser utilizada será nos mesmos padrões dos grandes e principais estádios nacionais, dentro das exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, conta Fernando Rocha. Nas áreas de cabine de imprensa funcionará uma central de monitoramento, controlada e coordenada por técnicos da empresa de vigilância e ainda policiais militares. As imagens gravadas, tanto na arte interna quanto externa do estádio, serão disponibilizadas à Polícia Militar. “ Esse equipamento, instalado no Ipatingão, é o mais moderno que temos hoje no país” , comenta o consultor em segurança, José Pires Júnior.

LIBERAÇÃO
Após passar por reformas para atender às exigências de segurança e acessibilidade exigidas pelos órgãos fiscalizadores, o Ipatingão foi liberado para receber jogos oficiais em janeiro deste ano. O estádio estava fechado desde novembro de 2012 e foi liberado para 16 mil torcedores. Como parte do processo de recuperação do equipamento esportivo, a Prefeitura contratou no ano passado uma empresa especializada para fazer a recuperação e manutenção do gramado. O campo de jogo passou a ter as dimensões 105m x 68m, as mesmas usadas nos principais estádios do país.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com