Cidades

Ipatinga vacinou mais de 1.600 animais contra raiva

IPATINGA – Na primeira semana da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal (19 a 27 de agosto), a Secretaria de Saúde de Ipatinga já contabilizou 1.660 gatos e cachorros imunizados. A expectativa é que 80% da população canina e felina da cidade, que chega a 14 mil animais, sejam protegidos contra a doença até o final da campanha, que culmina com o Dia D, em 14 de setembro.

Estrategicamente, a Prefeitura montou pontos fixos de aplicação da vacina (conforme programação abaixo) em praças e ruas de partes altas de bairros da cidade, visando facilitar para os munícipes a condução dos animais para sua imunização. O horário de vacinação nos bairros é de 7h às 16h.

A moradora do bairro Bom Retiro, Iana Luiza Lima, levou sua cachorrinha de estimação para ser vacinada na praça da Escola Estadual Dr. Ouvídio de Andrade, nesta terça-feira (27). “Como vou viajar nos próximos dias quis me antecipar e já proteger a ‘Anita’ contra a doença. Protegendo ela, eu sei, que estou cuidando também da minha família”, acrescentou. 

POSTO FIXO

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcela Reis, explica que quem perder a vacinação em seu bairro pode procurar o posto fixo no CCZ, no bairro Cidade Nobre. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. “A vacina tem validade de um ano e é a forma mais eficaz de manter a circulação do vírus da raiva animal sob controle, prevenindo casos em humanos”, explica.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de vida precisam ser imunizados. Os profissionais do Zoonoses lembram que os animais vacinados pela primeira vez devem receber o reforço 30 dias após a primeira dose.

ZONA RURAL

As comunidades da zona rural (Taúbas, Ipaneminha, Ipanemão, Pedra Branca, Tribuna, Morro Escuro e Barra Alegre), além dos bairros Santa Mônica, Horto, Cariru, Bairro das Águas, Imbaúbas, Areal, Castelo, Bom Retiro, Bela Vista, Vila da Paz e Ferroviários já receberam a visita dos Agentes de Combate a Endemias, sendo imunizados gatos e cachorros nas localidades.

Confira os dias, horários e locais de vacinação da Campanha

Locais                                                                                  Dias

Bethânia e Centro                                                            28/08

Rua Tucanuçu, Chácaras Madalena e Forquilha      29/08

Jardim Panorama, Canaã e Bom Jardim                                    30/08

Ideal e Recanto                                                                                 02/09

Veneza                                                                                                    03/09

Iguaçu                                                                                      04/09

Tiradentes, Novo Cruzeiro e Vila Ipanema                05/09

Alto do Limoeiro                                                                   06/09

Nova Esperança                                                                    09/09

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com