Esportes

Ipatinga terá Centro de Iniciação ao Esporte

(Crédito: Secom/PMI)

 

IPATINGA – A cidade está entre os 263 municípios brasileiros selecionados para receber uma unidade do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (10), em Brasília, pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O projeto de infraestrutura esportiva na cidade, orçado em R$ 3,2 milhões, está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal. As obras devem começar já no início do ano que vem e a previsão é de que, em 2015, a unidade esteja funcionando.

“Trata-se de uma grande conquista para Ipatinga. A cidade tem a confirmação de um centro olímpico, para que atletas e paratletas possam realizar treinos com segurança e conforto. Esse é mais um compromisso que assumimos com a população e estamos cumprindo”, avalia a prefeita Cecília Ferramenta, que marcou presença na solenidade do Ministério do Esporte, ao lado do secretário municipal de Cultura, Esporte e lazer, Carlos Magno Xavier, e do deputado federal Gabriel Guimarães.

LEGADO

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Ipatinga vai receber uma estrutura que segue o padrão de maior porte, dentre os três modelos previstos pelo programa, e com capacidade de abrigar a prática de 13 modalidades olímpicas, sete paralímpicas e uma não olímpica. O espaço irá contemplar, ainda, arquibancada para quase 200 pessoas, vestiários, pistas com piso oficial e uma piscina olímpica nos padrões oficiais de competição.

INCLUSÃO
De acordo com o secretário municipal Carlos Magno Xavier, o CIE é parte do objetivo de disseminar práticas esportivas em espaço adequado para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento. “Além de ganhar um equipamento multiuso para a prática de esportes voltados à iniciação esportiva, estimulando a formação de atletas, Ipatinga passa a ter um importante mecanismo de educação e inclusão social”, comenta Carlos Magno.

O processo de seleção para as cidades interessadas em receber o CIE foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadram nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.


Modalidades esportivas atendidas:
Olímpicas:

Esgrima, Ginástica trampolim, Levantamento de peso, Taekwondo, Vôlei de praia, Box, Handebol, Lutas, Ginástica, Badminton, Tênis de mesa, Vôlei, Basquete, Ginástica artística, Judô e Atletismo.
Paraolímpicas:
Esgrima de cadeira de rodas, Judô, Halterofilismo, Tênis de mesa, Voleibol sentado, Goalball.
Não olímpicas:
Futebol de salão

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com