Cidades

Ipatinga tem nova Central de Vacinas no Bethânia

IPATINGA – A Prefeitura Municipal se prepara para entregar à população, nos próximos dias, mais um importante equipamento no processo de reestruturação do sistema municipal de Saúde. A novidade é a Central de Vacinas, que funcionará em sede própria, no bairro Bethânia, anexa à unidade básica de saúde do bairro. A construção foi concluída e a unidade já recebe os equipamentos para iniciar as atividades.

A Central de Vacinas é estratégica para política de prevenção de doenças e vai ampliar e qualificar todo o sistema de armazenamento e distribuição de vacinas e soros usados pelo programa de imunização de Ipatinga. A nova sede ocupa uma área de 200 metros quadrados e foi realizada em adequação às normas atuais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A unidade funcionará em ambiente climatizado, com espaço para comportar até 15 câmaras frias, além de setor administrativo e almoxarifado.

ESPAÇO
O local será equipado com gerador para garantir o correto funcionamento dos equipamentos em casos de falhas no sistema de distribuição de energia elétrica, evitando eventuais perdas de materiais imunobiológicos (vacinas e soros). A nova Central de Vacinas é equacionada para atender um crescimento populacional da cidade nos próximos 20 anos, introdução de novas vacinas e/ou público-alvo das campanhas de imunização, fatores que demandam maior espaço para armazenamento das doses.

Ipatinga conta com uma Central de Vacinas há mais de 20 anos. No entanto, o serviço sempre funcionou em uma sala provisória, com pouco mais de 16 metros quadrados, na Unidade Básica de Saúde do Cidade Nobre (Uisa).
Os investimentos da ordem de R$ 400 mil foram transferidos pelo Ministério da Saúde, com a contrapartida do município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com