Cidades

Ipatinga supera meta na vacinação contra HPV

Em um mês, Ipatinga vacinou 4.752 adolescentes contra o HPV

IPATINGA – A Prefeitura Municipal concluiu a primeira fase da campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Nos últimos 30 dias, equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a vacinação em mais de 70 escolas da rede pública, privada e educação especial de Ipatinga. Com isso, o município garantiu a proteção para 4.752 adolescentes, correspondente a 80,2% do público-alvo e acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Mesmo atingindo a cobertura vacinal, em Ipatinga, a campanha prossegue até o dia 30 deste mês. A primeira dose está disponível nas unidades de saúde para as meninas de 11 a 13 anos que, por algum motivo, não puderam ser imunizadas durante a ação desenvolvida nas escolas. A vacina também está assegurada no sistema municipal de saúde, para adolescentes que vão completar 11 anos até o final deste ano e iniciarão o esquema vacinal. É necessário apresentar o documento identidade com foto e o cartão de vacina.

RESULTADO POSITIVO

A Secretaria Municipal de Saúde avalia como positivo o resultado da primeira etapa da campanha. “A ação nas escolas foi o pontapé inicial para implantar a vacina e garantir a adesão dos pais e das adolescentes. Com a colaboração da comunidade escolar e de toda a equipe profissional envolvida, cumprimos a meta vacinal e o objetivo de conscientizar sobre a importância na prevenção ao câncer”, pontua a coordenadora da Linha de Cuidados da Prefeitura de Ipatinga, Simone Gonçalves de Sá. Em Ipatinga, foram registradas apenas 27 recusas.

A profissional reforça sobre a importância de se completar o esquema vacinal para garantir a proteção. A segunda dose deve ser ministrada seis meses após a primeira, e o reforço – ou terceira dose somente cinco anos depois da fase inicial. “Alertamos aos pais ou responsáveis que todas as adolescentes vacinadas nesta primeira etapa deverão tomar a segunda dose, entre setembro e outubro, nas unidades de saúde da rede municipal”, reforça.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com