Policia

Ipatinga registra queda de homicídios

(Crédito: Arquivo DP)

 

IPATINGA – Dados da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) de Ipatinga, que atende 97 municípios, mostram que o número de homicídios consumados no primeiro trimestre de 2014 foi menor que no mesmo período de 2013. A redução apresentada foi de 19% – de 100 ocorrências registradas nos três primeiros meses do último ano, houve queda para 81.

As informações são da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), divulgadas na última semana de abril. Segundo o comandante da 12ª RISP, Coronel Jordão Bueno Júnior, a principal ação que ajudou a obter o resultado foi executada em conjunto com o Ministério Público, Polícia Civil e Judiciário. “Foi desenvolvido um trabalho específico para prender indivíduos alvos. Com isso, conseguimos evitar outros crimes de homicídio e também ligados ao tráfico de drogas e roubos”, destaca.

O Comandante cita também o programa do Governo de Minas Fica Vivo!, que atua junto a jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social, e o Grupo de Intervenção em Área de Risco (Gepar) como ferramentas estratégicas. Segundo ele, para manter a queda de homicídios, o trabalho da 12ª RISP manterá a mesma linha. “Vamos continuar trabalhando focados na intervenção estratégica e também atuando no combate ao tráfico de drogas, já que são ações que vêm surtindo um efeito positivo”, afirma.

REDUÇÃO EM IPATINGA
No município de Ipatinga, também houve redução dos homicídios consumados no primeiro trimestre, de 55%. Em 2013, foram registradas 20 ocorrências, enquanto o mesmo período de 2014 registrou nove ocorrências.

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Ipatinga, Coronel Edvânio Rosa Carneiro, aponta, entre as diversas ações da PM que contribuíram para a redução do número de homicídios, as abordagens preventivas realizadas pela corporação. “Por meio dessas operações, conseguimos efetuar prisões de envolvidos em crimes violentos e apreender um número grande de armas de fogo, ressaltando que são armas que estavam de posse de pessoas ligadas ao crime”.

Outra ação importante destacada pelo Comandante do 14º BPM são as operações integradas com a Polícia Civil e a troca de informações, possibilitando a prisão de autores de homicídios tentados e consumados. “Quando o Estado dá essa reposta com as prisões, isso tem um poder preventivo também, para que outros repensem se vale cometer o crime”. O Coronel Edvânio lembra, ainda, a atuação junto aos jovens, por meio do programa Fica Vivo! e a aplicação de medidas socioeducativas no caso de menor infrator, que poderia vir a ser autor de homicídio ou mesmo vítima.

FICA VIVO!

O programa Fica Vivo! funciona em Ipatinga no Centro de Prevenção à Criminalidade, no Bairro Betânia. A iniciativa foi implantada na cidade em 2005 e atende uma média de 660 jovens por mês, que participam de oficinas voltadas para o esporte, arte e cultura. A comunidade no qual está inserido é uma das mais populosas do município, com 33 mil habitantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com