Cidades

Ipatinga registra calor de 41 graus e permanece quente até sábado

IPATINGA – O calor hoje em Ipatinga atingiu máxima de 38 graus e mínima de 24 com sensação térmica de 41 graus no início da noite. A previsão do Climatempo é de que o calor continue nos próximos dias, embora considere a possibilidade de chuva nos períodos da tarde e da noite.

Ainda de acordo com o Climatempo, a previsão é de mais calor nesta quinta-feira (8) com mínima de 25 graus e máxima de 39, o que vai aumentar ainda mais a sensação térmica. A previsão é a mesma para a sexta-feira (9) e sábado (10), quando os termômetros podem registrar máxima de 38 graus.

Já segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor é ainda mais intenso na cidade. Ipatinga registrou um dos dias mais quentes do ano nesta quarta-feira com máxima de de 40 graus e mínima de 20. O calor intenso, de até 41 graus deve permanecer até sábado (10), quando a máxima diminui para 33 graus.

CAUSAS

Conforme o Inmet, a causa do intenso calor que assola grande parte do território brasileiro, ainda é um persistente bloqueio atmosférico que se instalou na área central do Brasil. A subsidência troposférica (movimentos de cima para baixo) em níveis médios até a superfície promove tempo quente com máximas acima dos 40°C e baixa umidade, valores inferiores a 15%, principalmente do centro para o norte do estado de SP e o nordeste do MS. Gradativamente, o aumento da umidade em níveis médios (próximo a 5 km de altitude) favorece que o ar comece a romper o tampão atmosférico que se instalou e dispare a instabilidade e convecção atmosférica com movimentos verticais mais pronunciados, favorecendo pancadas de chuva em algumas áreas.

MUDANÇA GRADUAL

Calor continua muito intenso até a quinta-feira 08/10, mas gradual mudança de padrão atmosférico começou desde de ontem

Embora o calor prossiga com força, ainda com potencial de recordes entre o centro-norte de SP e o nordeste do MS, gradual aumento de umidade, virá em parte através dos ventos de noroeste amazônicos que começam a ficar mais úmidos nesta época do ano, da brisa marítima que vem do Oceano Atlântico, de áreas de instabilidade e da aproximação de frente fria do sul do País nos próximos dias. Chuva mais regular e mais generalizada é prevista a partir da próxima quinta-feira e sobretudo a partir da sexta-feira 09/10 quando o padrão de bloqueio atmosférico deve ser rompido e a umidade alcança também o centro e Sudeste do País.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com