Cidades

Ipatinga registra alto índice de infestação de dengue

Ações contra a dengue serão intensificadas a partir desta segunda-feira

IPATINGA – O clima quente e úmido volta a dar condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue, e Ipatinga, mais uma vez, reforça as ações preventivas para evitar nova epidemia. Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta quarta-feira (30), apurou que a larva do mosquito transmissor da doença está presente em 3,2% das residências visitadas entre os dias 21 e 23 de outubro.

Em março deste ano, o LIRAa de Ipatinga apresentava o índice de 3,1%. Já na segunda-feira (4), os agentes de controle de endemias do município irão retomar as visitas domiciliares, desta vez, para a realização do tratamento focal (controle químico com aplicação de larvicida) e reforço de ações educativas junto à comunidade.

A operação será iniciada pelos bairros com altos índices de infestação, como Granjas Vagalume, Vila Celeste e Chácaras Oliveira, onde foi detectada a presença da larva do Aedes aegypti em 5,3% das casas visitadas. A ação também está prevista para acontecer nos bairros Veneza e Caravelas, Bom Jardim e Córrego Novo, onde o índice apurado foi de 4,5% nos dois primeiros bairros e 4,4% nos outros dois. O preconizado pelo Ministério da Saúde é menor que 1%, para se evitar a epidemia de dengue.

Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Telma Semirames explica que durante todo o ano o município realiza ações preventivas, que vão desde a limpeza regular de lotes vagos, retiradas de entulhos, até o controle do vetor em lotes e ruas. No entanto, conforme a especialista, com base no último levantamento, 57,8% dos focos de infestação da dengue foram encontrados dentro de casa.

“Toda vez que esquecemos qualquer objeto que possa vir acumular água no quintal, ou a caixa d’ água destampada, ‘criamos’ um possível foco da larva do mosquito da dengue dentro de nossa casa”, alerta Telma Semirames, esclarecendo que meio milímetro de lâmina d’água limpa já é suficiente para que o mosquito se reproduza. “A Prefeitura de Ipatinga continuará fazendo a sua parte. Mas só teremos êxito se a comunidade aderir ao combate do mosquito, que é diário e começa dentro de casa”, emenda.

SEGURANÇA

Os agentes em campo estão uniformizados e sempre utilizam crachá funcional, contendo nome completo, foto, matrícula e cargo. Durante as visitas domiciliares, todos os profissionais também portam uma bolsa de lona caqui, identificada com brasão da Prefeitura de Ipatinga. A maioria dos profissionais são regionalizados, ou seja, são os mesmos que cumprem uma rota comum em determinados bairros e já é conhecida da vizinhança. Em caso de dúvida, o morador deve procurar a seção de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelo telefone (31) 3829-8383.

Em Fabriciano, resultado é 1,7%
FABRICIANO
– A Prefeitura Municipal divulgou o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado de 21 a 23 de outubro. O novo índice foi de 1,7% e apontou crescimento, comparado ao levantamento anterior, realizado em março, que foi de 1,5%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando o LIRAa está em 1% é satisfatório; entre 1 e 3,9% é de alerta; e acima de 3,9% alto risco.

O novo LIRAa demostra que 96% dos focos positivos foram encontrados no interior das casas. Os bairros com maior índice foram São Domingos II, Caladinho de Cima, Alipinho e Santo Antônio. “Conforme previsto, o tratamento focal será intensificado nos bairros mais vulneráveis, em regime de mutirão. Vamos visitar as casas recolhendo materiais que podem ser foco de dengue, tampar as caixas d’água e orientar os moradores quanto à eliminação dos focos”, relata a coordenadora de Endemias de Fabriciano, Amanda Fernandes.

A coordenadora ainda ressalta a importância da contribuição da população no combate à dengue. “Reforçamos a importância de cada cidadão vistoriar a própria casa, mantendo o quintal limpo e não jogando lixo em lotes vagos e córregos. Pedimos também para que seja verificado, pelo menos duas vezes por semana, se a calha, os vasos de plantas e os bebedouros de animais estão acumulando água”, enfatiza Amanda Fernandes.

AÇÕES PERMANENTES
Como forma de prevenir a doença, Fabriciano realiza diversas ações ao longo do ano: visita dos agentes de Endemias às residências, com orientação e eliminação dos focos de dengue; distribuição de telas para tampar caixas d’água; campanhas educativas e recebimento de pneus velhos no Ecoponto. Sugestões, dúvidas e denúncias de locais que possam ser focos de dengue podem ser encaminhadas pelo telefone 0800 285 7790, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

ORIENTAÇÃO
As pessoas que apresentam sintomas da dengue – febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos – devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa. Nestes locais, elas receberão atendimento adequado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com