Cidades

Ipatinga recebe novo lote de 2.172 vacinas contra a Covid-19

Município prioriza aplicação da segunda dose, que garante a eficácia do antivírus entre o público atendido com a primeira remessa

IPATINGA – O município de Ipatinga recebeu nesta segunda-feira (1) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. O Governo do Estado enviou para a região do Vale do Aço 6.100 doses. Desse total, foram disponibilizadas para Ipatinga 2.172, sendo 1.560 da Oxford e 612 da Coronavac. Ipatinga recebeu ainda outras 4.614 doses para atender aqueles que já receberam a primeira imunização.

O município está finalizando nesta semana a imunização, com a primeira dose, das pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em entidades de atendimento a idosos, assim como dos cuidadores que trabalham nestas instituições de longa permanência.

O destino da nova remessa de vacinas é aquele orientado por informe técnico do Ministério da Saúde. Continuarão sendo imunizados trabalhadores da área de saúde que atuam no combate ao vírus em sua rotina diária. Após a etapa de imunização deste primeiro público, e com a chegada de novas remessas ao município, o grupo seguinte serão os idosos. 

SEGUNDA DOSE

O secretário de Saúde do município, Juliano Nogueira, observa que como a quantidade das vacinas que estão chegando ao município ainda é insuficiente para garantir a imunização de toda a população, há todo um empenho em adotar medidas rigorosas para garantir o controle e a destinação das doses disponibilizadas, por recomendação do prefeito Gustavo Nunes.

“Vamos iniciar a segunda fase de imunização, ou seja, a aplicação da segunda dose, que garante a eficácia da vacina e que ocorre no intervalo de mais ou menos 15 dias após a primeira dose. Precisamos ser ainda mais criteriosos nesse momento, e evitar que ocorra fraude ou ‘fura-fila’. Estamos tomando medidas enérgicas para garantir o cumprimento da sequência prioritária de vacinas”, disse o secretário municipal de Saúde. 

Um dos procedimentos adotados para garantir um controle mais rigoroso das doses aplicadas no município é manter uma lista atualizada de todas as pessoas que receberam a vacina em Ipatinga, contendo as seguintes informações: dados do vacinado (CPF, nome completo, sexo, data de nascimento e nome da mãe); grupo prioritário; nome da vacina; tipo de dose aplicada, data da vacinação; número do lote da vacina; nome do fabricante; CPF do vacinador, e Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) do serviço de vacinação.

BALANÇO

Conforme balanço da Secretaria de Saúde, até o momento já foram vacinadas 3.053 pessoas contra a Covid-19, no município, entre profissionais que trabalham na linha de frente do combate à doença e idosos e cuidadores de instituições de longa permanência.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

O Ministério da Saúde publicou no dia 22 de janeiro um novo Plano Nacional de Vacinação, adicionando outras categorias ao público prioritário definido inicialmente para tomar a vacina.

A nova versão do plano inclui caminhoneiros e trabalhadores dos transportes aéreo, marítimo e terrestre. E a sequência de imunização da população prioritária será seguida em Ipatinga à medida que as vacinas forem encaminhadas por meio da Superintendência Regional de Saúde.

Confira a relação dos grupos prioritários:

Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições

Pessoas com deficiência vivendo em instituições

Povos indígenas vivendo em terras indígenas

Trabalhadores de Saúde

Pessoas de 80 anos ou mais

Pessoas de 75 a 79 anos

Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas

Povos e comunidades tradicionais Quilombolas

Pessoas de 70 a 74 anos

Pessoas de 65 a 69 anos

Pessoas de 60 a 64 anos

Pessoas com comorbidades

Pessoas com Deficiências Permanentes Graves

Pessoas em situação de rua

População privada de liberdade

Funcionários do sistema carcerário

Trabalhadores de educação do ensino básico

Trabalhadores de educação do ensino superior

Forças de segurança e salvamento

Forças Armadas

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros

Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário

Trabalhadores de transporte aéreo

Trabalhadores de transporte de aquaviário

Caminhoneiros

Trabalhadores portuários

Trabalhadores industriais

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com