Cidades

Ipatinga recebe mais 18 consultórios odontológicos

Créditos: Secom PMI

IPATINGA – A Prefeitura Municipal entregou mais 18 consultórios odontológicos completos para a reestruturação da rede de Saúde Bucal no município. Na rede, oito Unidades Básicas de Saúde e a Clínica do Bebê foram contempladas com os equipamentos. A montagem começou há 10 dias, com três unidades instaladas nas UBS do Jardim Panorama, Vila Militar e Veneza II.

Os novos consultórios vão substituir boa parte dos equipamentos odontológicos da rede municipal, a maioria com mais de 20 anos de uso. Com este investimento, a Prefeitura de Ipatinga renova mais de 30% da estrutura rede de Saúde Bucal. Atualmente, são 58 consultórios odontológicos funcionando em 24 locais, incluindo unidades básicas de saúde, escolas, clínicas especializadas e urgências. Mais cinco cadeiras de dentistas serão montadas nessa etapa, sendo duas na unidade do Vila Militar, duas no Vila Celeste e uma Veneza II.

Cada consultório odontológico é composto de cadeira para atendimento do paciente, refletor de Led, unidade auxiliar, dois mochos (cadeiras do dentista e do auxiliar) e equipo. Também foram adquiridos e estão sendo disponibilizados aparelhos periféricos, utilizados em procedimentos de restauração, profilaxias dentárias, cirurgias e esterilizações. O investimento de R$ 260 mil é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Gabriel Guimarães. Os recursos assegurados pela Administração são exclusivos para equipagem de unidades de saúde no município.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, destaca que essa é a maior aquisição de equipamentos destinados para a área de odontologia na rede pública nos últimos 15 anos. “É um investimento importante para garantir mais condições de trabalho aos servidores municipais, melhorar a prestação do serviço e ampliar a agenda de atendimento aos usuários”, sintetiza o secretário. A expectativa é que todos os 18 novos consultórios estejam instalados e em funcionamento até o final de agosto na rede municipal de Saúde.

ATENDIMENTO
Agda Oliveira Costa, 63 anos, está em tratamento odontológico pela rede municipal de Saúde. Na última quarta-feira (13), a consulta já foi realizada em um dos novos consultórios odontológicos adquiridos pela Prefeitura. “Cheguei a ter o atendimento desmarcado porque a cadeira tinha dado problema. Agora isso não vai mais acontecer. Ficou muito bom”, avalia a dona de casa e moradora do bairro Vila Militar.

Os profissionais da rede de Saúde Bucal também aprovam as novas aquisições. “Os equipamentos estavam muito antigos e davam manutenção com frequência. Por diversas vezes tínhamos de desmarcar a agenda de atendimentos para fazer o conserto de aparelhagens, e isso atrasava o tratamento aos pacientes. As novas cadeiras são adequadas, modernas e contam com regulagem de altura e foco de luz nos pés, como preconiza as normas de biossegurança. É uma excelente aquisição, que vai trazer qualidade no atendimento ao público”, avalia Mariana Henriques Gomes Marialva, dentista da rede municipal de Saúde há cinco anos.

Além dos equipamentos, a UBS do Vila Militar recebeu uma reforma completa em sua infraestrutura, com a instalação de divisórias nas salas de atendimento odontológico para garantir mais segurança e privacidade aos pacientes durante os procedimentos. O mesmo está sendo realizado nas demais unidades de saúde da rede municipal.

INVESTIMENTOS
Os 18 novos consultórios odontológicos integram o programa de reestruturação e qualificação da rede municipal Saúde. Só na área de odontologia, a Prefeitura de Ipatinga aplicou mais de R$ 690 mil para aquisição de equipamentos, mobiliários e aparelhos periféricos, nos últimos três anos. Entre 2014 e 2015 foram instalados outros seis consultórios: na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas (1), no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias – CCDIP (1), Unidade Básica de Saúde do Caravelas (3) e no Hospital Municipal (1), sendo este último voltado para atendimentos de casos de maior complexidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com