Cidades

Ipatinga prepara Plano Municipal de Educação

(Crédito: Divulgação)

IPATINGA – A Prefeitura Municipal inicia mais uma etapa importante na implementação de programas de qualificação da rede municipal de ensino. Ontem (24), a equipe da Secretaria Municipal de Educação participou de um encontro com o professor Genuíno Bordignon, consultor de Gestão em Educação para planejamento das atividades de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).

O PME contém as metas e estratégias para a evolução da Educação nos próximos 10 anos, seguindo as diretrizes do Plano Nacional da Educação (PNE), sancionado em junho deste ano pelo governo federal. Neste primeiro encontro a equipe participa de um trabalho de formação sobre as etapas, amplitude e processo de elaboração do PME.

“Em 2013, quando a legislação ainda tramitava no Congresso, Ipatinga iniciou as ações para qualificar a Educação no município, seguindo as propostas do PNE. Agora, vamos elaborar o plano municipal aliando a experiência adquirida neste primeiro momento às metas e estratégias que vão nortear os trabalhos nos próximos 10 anos”, detalha a secretária municipal de Educação, Leida Tavares.

Para o consultor Genuíno Bordignon, mestre em Administração de Sistemas Educacionais, a construção de um plano municipal só é possível com a participação popular. “A população deve se sentir presente nesse processo, pois ela também vai sugerir e validar as metas. Neste ponto, Ipatinga está avançada nas discussões, porque leva em consideração as particularidades dos indivíduos para a implementação das ações”, avalia o consultor, elogiando as ações do Educa Cidade implantadas em Ipatinga para qualificar a Educação do município.

Ainda na tarde desta quarta-feira (24/09), aconteceu o primeiro encontro das comissões de trabalho que vão coordenar o processo de elaboração do documento base do PME. As equipes são formadas por representantes da Secretaria Municipal de Educação, conselhos municipais, sindicatos, Câmara Municipal e técnicos da Prefeitura de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com