Cidades

Ipatinga perde a pioneira, poeta e escritora Chames Rolim, aos 103 anos

IPATINGA – A pioneira Chames Salles Rolim faleceu na manhã desta segunda-feira (12), aos 103 anos, de causas naturais. Natural de Santa Maria de Itabira, Chames Rolim é filha dos pioneiros do Vale do Aço, Selim José de Sales e Canuta Rosa, irmã do ex-prefeito Jamill Selim de Sales e da educadora Lilá Selim de Sales, fundadora do Colégio John Wesley. A família, originária do Líbano, fixou-se em Santa Maria de Itabira e expandiu seus negócios investindo no comércio, em terras e imóveis.

Poeta e escritora, Chames Rolim é autora de livros de poesia, contos e causos. Dona de uma prodigiosa verve literária, ela fez o resgate da memória e da história da família e das cidades – que caminham lado a lado – de Santana do Paraíso, Ipatinga e Coronel Fabriciano. Alguns de seus trabalhos, ainda inéditos, narram em profundidade e conhecimento de causa a evolução histórica das cidades da região em tom bem humorado e com o conhecimento de quem presenciou os fatos de perto.

Aos 97 anos, Chames formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga e foi considerada uma das universitárias mais idosas do País.

Chames foi casada com o empresário e farmacêutico José Maria Rolim (in memoriam), proprietário das Farmácias Rolim, uma rede que começou nos anos 30 do século passado em Santana do Paraíso e se ampliou para toda a região. Uma verdadeira dama da sociedade regional, Chames acompanhou de perto a cena política, econômica, cultural e social do Vale do Aço. Foi mãe de 10 filhos e deixa 28 netos e 16 bisnetos.

O velório será realizado nesta terça-feira (13), às 8:00h, no funeral Hall e o sepultamento será às 10:00h no Cemitério Senhora da Paz.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com