Cultura

Ipatinga no ângulo dos cartões postais

IPATINGA – Em tempos de tecnologia e de comunicação instantânea, um projeto patrocinado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, resgata o antigo hábito de se enviar cartões postais e, de quebra, mostra belas e simbólicas paisagens da cidade.

Quem está por trás dessa iniciativa é o fotógrafo e repórter cinematográfico Welington Silveira, de 29 anos, que abriu no dia 30 de setembro a exposição “Envie Postal – Série Especial 50 Anos de Ipatinga”. Até o dia 15 de outubro estarão expostas no hall da Prefeitura de Ipatinga 24 fotografias que mostram Ipatinga por ângulos inusitados ou pouco conhecidos.

Welington Silveira é o autor das fotos da exposição. Os registros sobre paisagens e lugares da cidade foram transformados em cartões postais que podem ser enviados gratuitamente para qualquer parte do Brasil. O projeto conta com a colaboração de Douglas Yamagush e Lucas Guerra, na diagramação e direção de fotografia.

De acordo com Welington Silveira, que é cinegrafista da InterTV dos Vales, a exposição cumpre a missão de aproximar as pessoas e resgatar a cultura do envio de cartões postais. Ele conta que a ideia principal do projeto é levar o mais longe possível as imagens da cidade. “É fácil encontrar belas fotos de Ipatinga na internet. Mas, nos postais, procuramos mostrar outros ângulos da cidade”, afirma o fotógrafo.

De graça
Com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o fotógrafo disponibilizará ao todo 10 mil postais para envio. Quatro mil deles já estão selados e podem ser enviados pelos Correios sem custos.
Quem participar da exposição, que será levada também a outros locais da cidade, pode escolher entre 20 opções de imagens, acrescentar sua mensagem e depositar o cartão em uma caixa preparada no local. Se preferir, o visitante pode fazer a postagem mais tarde em qualquer agência dos Correios.

Depois da montagem no hall da PMI, a exposição “Envie Postal – Série Especial 50 Anos de Ipatinga” será levada para a Rodoviária de Ipatinga. Na sequência ela será itinerante, com paradas na praça principal do distrito de Barra Alegre, próximo à rua Francisco Rodrigues, a partir do dia 24 de outubro; Feirarte, no centro de Ipatinga, no dia 2 de novembro; e na praça Valdomiro Costa, no bairro Bom Jardim, a partir de 7 de novembro. A exposição será encerrada na Câmara de Ipatinga, onde as fotografias e os cartões serão apresentados a partir do dia 13 de novembro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com