Cidades

Ipatinga manifesta interesse em comprar vacina do Butantan

IPATINGA – A Prefeitura Municipal informou que enviou nesta segunda-feira (21), ao Instituto Butantan, em São Paulo, um termo de intenção para aquisição de 400 mil doses da vacina desenvolvida pela gigante farmacêutica Sinovac Biotech e produzida pelo instituto paulistano.

A Administração municipal reitera que a expectativa é de que o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, possa atender toda a população ipatinguense o mais rapidamente possível com a vacinação contra a Covid-19. No entanto, o Executivo, se prevenindo contra um eventual atraso no plano nacional, enviou ao Butantan, em São Paulo, um termo de intenção para aquisição de vacinas produzidas pelo Instituto.

De acordo com a secretária de Saúde, Érica Dias, o acordo prevê, em princípio, a aquisição de doses suficientes para vacinação da população ipatinguense em duas etapas.

“Considerando os dados epidemiológicos crescentes no município, bem como o número de óbitos e a taxa de ocupação dos leitos, que há algum tempo tem sido na faixa de 95%, o prudente é tentar garantir a vacinação da população o quanto antes. A incidência de casos por milhão de habitante, hoje, em Ipatinga, classifica a cidade em uma escala de risco muito alto. Por isto mesmo estamos cumprindo o protocolo de enviar esse termo de intenção ao instituto e aguardamos que eles retornem com sua anuência, para que possamos nos capacitar a efetuar a compra caso se faça necessário”, explicou a titular da pasta.

Érica Dias ainda destacou que o município também está elaborando um Plano de Contingência, com base nos planos Estadual e Federal, para organização da compra de insumos como seringas e equipamentos para guarda e armazenamento dos produtos. “Não adianta nos prepararmos para comprar as vacinas se não tivermos os insumos necessários para a aplicação e nem como locais apropriados para armazenar adequadamente o que iremos comprar”, declarou. 

Para que ocorra o início do processo de imunização da população local é necessária a aprovação da referida vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com