Cultura

Ipatinga lança projeto de ‘adoção’ de praças

IPATINGA – A Prefeitura Municipal lança nesta quinta-feira (16), no bairro Limoeiro, um projeto especial de ocupação e adoção de praças e áreas públicas pelas escolas da rede municipal, com a participação ativa da comunidade escolar e moradores. A iniciativa é fruto de uma ação intersetorial das Secretarias Municipais de Educação, de Obras Públicas (Semop) e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), por meio do programa “O que é que a cidade tem”. Revitalizado, o espaço comunitário passará a ser palco de práticas culturais, esportivas e artísticas, atividades de experimentação e brincadeiras.

LIMOEIRO
O primeiro espaço a ser “adotado” é a Praça Juventino Gomes Ribeiro, do Limoeiro, onde vai acontecer nesta quinta-feira, a partir das 9h, uma série de atividades com a participação de alunos e professores da Escola Municipal João Reis. Na parte da manhã e à tarde, até as 16h, serão expostos à comunidade trabalhos artísticos produzidos nos programas Mais Educação e Cidade Leitora, área de recreação, varal de desenhos, apresentações de músicos locais, entre outras atrações. O trânsito de veículos será desviado e sinalizado no local durante toda a programação.

IDENTIFICAÇÃO

O programa “O que é que a cidade tem” prevê a identificação de áreas públicas no entorno das escolas municipais, que possam ser integradas ao processo de aprendizagem e utilizadas como espaços pedagógicos. O objetivo é que, após a revitalização, esses locais passem a ser ocupados cotidianamente com atividades que atendam ao modelo de Educação Integral implantado pela Prefeitura a partir de 2013, envolvendo também as áreas de saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer. A Secretaria de Educação planeja que todas as 37 escolas da rede municipal adotem uma área correspondente, alcançando as nove regionais do município, incluindo a zona rural.

PARTICIPAÇÃO
A programação no Limoeiro terá a presença de engenheiros e arquitetos da Semop, que irão recolher sugestões dos alunos e da comunidade para elaboração do projeto de reforma da praça, incluindo a recuperação de equipamentos, paisagismo, playground e acessibilidade. Também vai contar com a participação de agentes da Sesuma, para orientar sobre as ações de limpeza urbana e conservação dos espaços públicos, e a mobilização de comerciantes, feirantes, representantes de entidades sociais, igrejas e moradores do bairro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com