Cidades

Ipatinga intensifica combate à dengue

A programação dos fumacês é realizada em três ciclos, com intervalo médio de quatro dias entre uma aplicação e outra

IPATINGA – A Prefeitura Municipal intensifica a campanha de mobilização social para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em todo o município.
A programação do plano municipal contra a doença inclui atendimento emergencial para tratamento dos pacientes na Unidade de Hidratação que funciona na Policlínica, e também ações preventivas realizadas diretamente em bairros, ruas e lotes vagos, como a limpeza urbana, a retirada de entulhos e os “fumacês”.

Dentro da programação do Plano Emergencial de Enfrentamento à Dengue, até a próxima sexta-feira (25), acontece segunda visita dos carros fumacês nos bairros Bethânia, Bom Jardim, Canaã e Veneza I e II, que concentram os maiores índices de infestação do mosquito transmissor da dengue. A recomendação é que as famílias abram janelas e portas, para que o produto alcance a parte interna das residências.

A pulverização do inseticida ocorrerá nos horários de 5h às 8h30 e de 17 às 20h, percorrendo ao todo mais de 500 quarteirões nos cinco bairros. Conforme levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão nos imóveis residenciais, e por isso torna-se fundamental a participação dos moradores no sentido de proteger os locais comuns de possível armazenamento da larva do Aedes aegypti no interior das casas ou quintais, como vasos, pneus, garrafas e embalagens, evitando o acúmulo de água nesses locais.

CONTROLE QUÍMICO
A programação dos fumacês é realizada em três ciclos, com intervalo médio de quatro dias entre uma aplicação e outra. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, explica que o produto é fornecido exclusivamente pelo Ministério da Saúde e não oferece risco à população e animais domésticos. A ação conta com a parceria da Prefeitura de Ipatinga com a Secretaria do Estado de Saúde e o Ministério da Saúde.

O inseticida (fumacê) atinge apenas o mosquito adulto. Portanto, não mata as larvas do Aedes aegypti que estão depositadas em pneus, vasos, lajes, latas, caixas d’água e inservíveis em geral, que, ao acumular água, tornam-se potenciais criadouros do mosquito. Daí a importância da população estar mobilizada e adotar os cuidados necessários, no dia a dia, para se proteger e também a sua família e vizinhos.

FOCOS
O fumacê complementa as primeiras ações coordenadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue em Ipatinga. A mobilização de diversos segmentos sociais, o reforço das equipes de endemias, a ampliação da fiscalização e dos serviços de limpeza urbana também integram o plano de enfrentamento à dengue, anunciado pela prefeita Cecília Ferramenta na última sexta-feira (18), que decretou “Estado de Emergência” no município, por causa da dengue.

MAIS DE 3 MIL CASOS
O objetivo é envolver toda a população no combate à dengue em Ipatinga, tratada como epidemia pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo dados apurados pela Secretaria Municipal de Saúde, 3.075 casos foram notificados até a última terça- feira (22/01) no município. Mais de 2 mil pacientes já foram atendidos na Unidade de Hidratação 24 horas da Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre.


Moradores do Alto da Boa Vista realizaram verdadeira “caçada” ao mosquito da dengue pelas ruas do bairro

Boa Vista lança “mosquitão” para conscientizar moradores
Ipatinga
– A campanha contra a dengue em Ipatinga começa a conquistar o apoio da comunidade. No último final de semana, os moradores do Alto Boa Vista realizaram uma verdadeira “caçada” ao mosquito Aedes aegypti pelas ruas do bairro. Enquanto recolhiam pneus velhos, inservíveis e restos de entulho, os organizadores do mutirão orientavam os moradores sobre medidas para se proteger do mosquito e, consequentemente, da dengue.

“A prefeita Cecília Ferramenta já avisou que vai trabalhar com a participação popular. O município tem feito a sua parte, com a Prefeitura se esforçando para cumprir aquilo que deixou de ser feito, mas de nada adianta se a comunidade não colaborar. Estamos fazendo a nossa parte”, justificou o aposentado Sérgio Santos Lopes, líder comunitário do bairro e membro da Pastoral Litúrgica da comunidade Dom Oscar.

Durante a ação no Alto Boa Vista foram distribuídos folhetos com dicas de prevenção contra a dengue, repassadas informações sobre a doença e realizado um mutirão de limpeza das principais ruas do bairro, como Jonas, Amós e Macabeus. Além de faixas com frases de conscientização dos moradores e carros de som, um “mosquitão” da dengue ajudou a chamar a atenção da comunidade e, principalmente, garantir a adesão das crianças do bairro na campanha contra a dengue.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com