Cidades

Ipatinga inicia debates para definir o OP Educa

IPATINGA – A primeira noite de apresentação de propostas do Orçamento Participativo da Educação – OP Educa contou com a presença numerosa de pais, alunos, profissionais e membros dos Conselhos de Educação de Ipatinga. As atividades foram realizadas terça-feira, dia 21, na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Ideal.

Na abertura do encontro, a prefeita Cecília Ferramenta elogiou a participação da comunidade escolar na concretização desse novo projeto de participação popular. “Quando idealizamos o OP Educa sabíamos que a sua realização só seria possível com o envolvimento de todos. É uma grande vitória ver que mais esta proposta do nosso programa de governo foi cumprida. O OP reafirma nosso compromisso de transparência na gestão dos recursos da Educação”, reforçou a prefeita.

A secretária de Educação, Leida Tavares, aproveitou a oportunidade para destacar o empenho dos profissionais nestes dois anos de trabalho intenso para a qualificação da rede municipal de ensino. “Quero agradecer o envolvimento de cada um aqui presente. Acreditamos que só é possível fazer melhor se estivermos trabalhando juntos”, discursou a secretária.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Durante a plenária na escola do Ideal, a equipe da Secretaria de Educação fez uma prestação dos recursos investidos de 2013 até o momento. O relatório apresenta ainda fotos de antes e depois das obras realizadas nas escolas Padre Cícero de Castro, Gente Inocente, Padre Bertollo, Centro Educacional Infantil Mãe Dolores e o Centro de Atendimento Multidisciplinar (Cenam), presentes na primeira noite do OP Educa.

Na sequência, os alunos eleitos delegados apresentaram as quatro prioridades orçamentárias de suas escolas. O OP Educa tem os seguintes eixos temáticos: “Desenvolvimento sustentável: qualidade ambiental e trânsito” e “Educação: melhorias na infraestrutura das escolas da rede municipal”. Os alunos também realizaram um diagnóstico do ambiente externo às escolas, com a indicação de duas prioridades para o conjunto de investimentos programados pela Prefeitura de Ipatinga para 2015.

VALORIZAÇÃO
Para o estudante Gabriel Carvalho, de 15 anos, delegado da E.M Padre Bertollo, o processo de escolha e votação das prioridades valoriza a opinião dos alunos. “Temos conhecimento para eleger os investimentos a serem realizados nas escolas, uma vez que somos nós quem usufruímos dos espaços”, opina o estudante aclamado conselheiro escolar do OP Educa ao final da plenária.

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