Esportes

Ipatinga inicia atividades anuais do Atletas na Escola

Provas de velocidade reuniram dois atletas de cada escola presente

IPATINGA
– A atleta Flávia Guimarães Rodrigues (15), da E.M. Arthur Bernardes, viveu momentos de expectativa na Pista Juvenal dos Santos, na Usipa. Ela aguardava ansiosa pelas provas de atletismo do programa Atletas na Escola, iniciado pela Prefeitura de Ipatinga em 2013. Cerca de 120 alunos, de 13 escolas municipais de Ipatinga, se reuniram na Usipa para as provas que marcaram o encerramento das atividades do ano passado e abertura das atividades de 2014.

“Aguardava ansiosa por este momento de encontro entre os atletas de todas as escolas participantes do projeto, pois é quando superamos os desafios e competimos com atletas de outras escolas”, relata a aluna do 9º ano, 1º lugar na prova de salto em distância na faixa etária entre 15 e 17 anos.

OPORTUNIDADE

Ela conta que já foi atleta na modalidade de atletismo em um clube da região e, por questões financeiras, precisou deixar os treinos. Mas, com o programa Atletas na Escola, Flávia encontrou uma nova oportunidade de praticar: “Este projeto é a minha chance de ficar mais perto do esporte e continuar fazendo o que mais gosto, que é treinar atletismo”, explica a campeã.

Lançado no início de maio do ano passado, pelos ministérios da Educação, do Esporte e da Defesa, o programa pretende democratizar e incentivar a prática esportiva nas escolas, além de identificar e orientar jovens talentos.

Em Ipatinga, após a adesão da Secretaria Municipal de Educação, 14 escolas garantiram a participação de alunos entre 12 a 17 anos, divididos por faixa etária. A primeira versão do programa trabalhou com o atletismo nas provas de velocidade, resistência e salto em distância.

Neste ano, além do atletismo, as escolas poderão trabalhar com as modalidades de arremesso de peso, judô e voleibol. Outra novidade é a inserção do esporte paralímpico, com as modalidades atletismo, bocha, goalball, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de roda e voleibol sentado, dentre outras definidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

INSCRIÇÕES
As unidades escolares da rede municipal têm até o dia 30 de abril para realizar a sua inscrição no programa. O responsável pela instituição deverá informar a modalidade esportiva em que o aluno, com faixa etária entre 12 e 17 anos, deseja participar.

O programa Atletas na Escola atende a uma exigência fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDI), especialmente em seu artigo 27, que estabelece a obrigatoriedade da promoção de práticas desportivas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com