Cidades

Ipatinga incentiva atividades físicas

A prática de atividades físicas, em qualquer idade, é recomendada na prevenção de doenças cardiovasculares                        (Crédito:José Barbosa-ACS/PMI)

 

IPATINGA – No município, o Dia Mundial da Atividade Física será lembrado em duas ocasiões. Nos períodos de 2 a 8 e 23 a 27 de abril, véspera das comemorações do 48º aniversário do município, festejado no dia 29 de abril, a Prefeitura de Ipatinga vai incentivar os usuários, por meio das gerências das Unidades de Saúde, a participarem de diversas atividades.
“Sabemos que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisso e com base no programa Agita Mundo (realizado desde 1997, na época somente em São Paulo), a Organização Mundial de Saúde instituiu esta data para a prevenção, com incentivos à prática de atividades físicas em locais públicos”, explicou Alexandre Henriques de Paula, do Departamento de Atenção à Saúde (Deasa) da Prefeitura de Ipatinga.

SERVIÇOS

Conforme Alexandre de Paula, o Dia Mundial da Atividade Física é celebrado anualmente no dia 6 de abril, em mais dae 120 países e, em 2012, o tema a ser trabalhado é “Juntos para uma vida ativa e feliz”, que enfatiza levar as pessoas a refletirem sobre o seu ambiente externo e de como ele interfere na prática da atividade física para a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.
Com incentivo do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), as Unidades de Saúde de Ipatinga pretendem oferecer vários serviços, como avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição da pressão arterial, palestras educativas e caminhada orientada. “Os especialistas acreditam que a prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia, é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada”, orientou, acrescentando que pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar e dançar são alguns dos exercícios físicos sugeridos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com