Cidades

Ipatinga inaugura monumento em memória do Massacre

Monumento foi entregue ao município na tarde desta sexta-feira pela Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça


IPATINGA
– Para homenagear os trabalhadores que vivenciaram o “Massacre de Ipatinga”, ocorrido há 50 anos, foi inaugurado, na tarde desta sexta-feira (18), o “Monumento à Resistência e à Luta dos Trabalhadores”, instalado na Praça da Bíblia, no Centro. A cerimônia contou com o apoio da Prefeitura de Ipatinga.

A escultura foi entregue pela vice-presidente da Comissão Nacional de Anistia do Ministério de Justiça, Sueli Bellato, durante visita da Caravana da Anistia ao município. “Desejamos que esse monumento sirva para conhecermos o passado desta cidade e para que possamos construir um futuro melhor, a partir da memória”, disse a representante, durante a solenidade de inauguração.

MARCO

Representando os trabalhadores anistiados, que participaram dos movimentos pela redemocratização do país, o ex-prefeito Chico Ferramenta esteve presente na solenidade. “Esse monumento é um marco para lembrar os 50 anos do massacre. Sem dúvida, servirá para resgatar a história do município e contribuir para que as futuras gerações possam perceber que houve muita luta para chegarmos aonde estamos”, observou Ferramenta.

CONCEITO
A obra é de autoria da artista plástica Cristina Pozzobon, com apoio técnico do arquiteto Tiago Balem. A imagem esculpida em aço revela um “sol ceifado”, para representar, conforme a artista, “a vida, a morte e a luta”. “Minha proposta, durante a concepção deste projeto, foi mostrar que, apesar de toda tristeza, muita gente resistiu e lutou por um país livre de repressões”, explicou a artista plástica.

O “Monumento à Resistência e à Luta dos Trabalhadores” faz parte do projeto “Trilhas da Anistia”, desenvolvido pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice) e a Associação dos Trabalhadores Anistiados de Minas Gerais (Atamig).

Participaram da solenidade de descerramento da placa e inauguração do monumento os deputados federais Nilmário Miranda e Leonardo Monteiro, o vice-prefeito de Ipatinga, Alfredo Ramalho, a vereadora Lene Teixeira e o vereador Nilsin da Transnil, além de secretários municipais, vereadores de cidades vizinhas, representantes das famílias das vítimas do “Massacre de Ipatinga”, lideranças comunitárias, trabalhadores e populares.

Ipatinga é a única cidade do interior mineiro a receber o monumento, que já foi instalado em Curitiba e em Belo Horizonte. No próximo ano, serão contempladas as cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Fortaleza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com