Cidades

Ipatinga implanta o Educa Mais

O município de Ipatinga implanta um novo programa de Educação, adotado nas escolas e unidades da rede pública de ensino, a partir de 2014. O modelo propõe a participação efetiva do poder público, mas também o envolvimento de professores, alunos, pais e comunidade escolar. O objetivo é assegurar melhores condições de trabalho aos educadores, aumentar a qualidade do ensino nas escolas e a formação cidadã de alunos conscientes e preparados para atuar em sociedade.

Uma cartilha, produzida pela Secretaria Municipal de Educação, começa a ser distribuída para os pais dos estudantes, contendo informações das principais ações de reestruturação da rede municipal de ensino a partir deste ano, como a melhoria no cardápio da alimentação dos alunos e mudanças nos critérios de avaliação dos estudantes.

As mudanças fazem parte do programa Educa Mais, lançado pela Prefeitura de Ipatinga. Todo o conteúdo será debatido em plenárias regionais, inclusive o novo calendário escolar e, também, os investimentos na Educação Infantil. Está prevista a construção de novos espaços públicos que vão garantir que todas as crianças estejam na escola a partir dos 4 anos, além da implantação da educação em tempo integral na rede de Ipatinga.

Entre outras novidades que serão apresentadas aos pais dos estudantes nas plenárias estão a introdução de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na proposta pedagógica das escolas, a renovação do mobiliário escolar e o incremento na Educação Inclusiva.

 

60% é a meta mínima para aprovação de alunos
As escolas municipais de Ipatinga trabalham, em 2014, com a meta mínima de 60% para aprovação dos alunos do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano. A mudança faz parte de um conjunto de medidas que visam qualificar o processo de aprendizagem dos educandos e valorizar as iniciativas pedagógicas positivas dos educadores.

Para dar sustentação à medida, uma nova proposta curricular, ainda em versão preliminar, foi construída juntamente com os professores da rede. Ao mesmo tempo, são realizados encontros mensais de capacitação técnica, com a participação de todos os profissionais envolvidos.

Outra importante iniciativa pedagógica introduzida na rede municipal é a Recuperação Paralela, desenvolvida em todos os períodos letivos. O objetivo é garantir atenção especial aos educandos e a retomada imediata do processo de aprendizagem por parte dos alunos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com