Cidades

Ipatinga implanta novo teste para HIV

IPATINGA – Uma novidade na programação do Outubro Rosa é a implantação do teste com fluido oral para HIV/Aids. Inicialmente, o novo método está sendo usado em cinco das 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga. O objetivo é aproveitar as atividades focadas na saúde da mulher para incentivar o diagnóstico precoce do HIV e orientar as usuárias sobre a sexualidade, com destaque para prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

SEGURANÇA
Gerente do Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias (CCDIP) de Ipatinga, Cláudia Castro explica que a vantagem é que o novo método dispensa a coleta de sangue e infraestrutura laboratorial. “É mais opção segura e confiável para garantir que todos façam o teste para HIV. Além das medidas de prevenção, como o uso de preservativos em todas as relações sexuais, é fundamental que as pessoas conheçam o seu estado sorológico e, em caso de diagnóstico positivo, iniciem o tratamento.”, argumenta a profissional.

As primeiras Unidades Básicas de Saúde a aplicarem o teste com fluido oral foram Iguaçu, Caravelas, Bom Jardim I e II e Bethânia. Por se tratar de um novo método, a implantação vai ser gradativa, uma vez que exige treinamento dos profissionais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com