Cidades

Ipatinga: idosos aprovam a iniciativa da vacinação contra a gripe em casa

Foto: Profissionais da Saúde deram início nesta terça-feira à vacinação domiciliar

IPATINGA – Para trazer mais segurança e comodidade àqueles que pertencem ao principal grupo de risco à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, Prefeitura iniciou nesta terça-feira (24) a imunização domiciliar de pacientes acima de 60 anos contra a Influenza.

Devidamente equipados, com máscaras, luvas, óculos de proteção, e portando um vidro de álcool em gel, funcionários das 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga saíram a campo logo cedo, nesta terça-feira (24). Divididos em grupo, eles já percorrem ruas e avenidas da cidade para imunizar os idosos contra a gripe Influenza.

GRUPO DE RISCO

Dona Tereza dos Santos Moura, moradora da rua Suspiro, no bairro Bom Jardim, faz parte dos 31,9 milhões de brasileiros – o equivalente a cerca de 15% da população – que estão entre os mais vulneráveis à covid-19, e agora se sente um pouco mais aliviada, apesar de ainda manter outros cuidados preventivos. Ela disse que gostou muito da ideia de receber a vacina contra a gripe sem ter que sair de casa.

“Minha filha trouxe a notícia que os idosos seriam vacinados em casa e, hoje pela manhã, já fiquei esperando a visita do pessoal lá do posto de saúde. E não é que eles vieram mesmo?! Gostei muito da preocupação que o município teve conosco” – ela comentou, após a imunização.

Conforme definido pelo Ministério da Saúde, a primeira etapa de vacinação é exclusiva para idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde. A vacinação foi antecipada de 22 de maio para 23 de março devido ao avanço dos casos de coronavírus. A vacina não protege contra a covid-19, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo vírus.

MAPEAMENTO

A secretária municipal de Saúde, Érica Dias, explica: “Foi feito um mapeamento dos idosos por rua, de acordo com o cadastramento já existente nas UBS’s. Se por algum motivo o idoso não estiver na residência, será deixada uma notificação com uma data aproximada de retorno. E para segurança dessas famílias que irão receber esses profissionais em casa, eles estarão com equipamentos de proteção e crachás de identificação”, detalhou.

SITE E TELEFONE

O idoso que não estiver cadastrado na rede SUS de Ipatinga deverá ligar para a UBS da sua área de moradia ou solicitar o cadastramento pelo site da Prefeitura de Ipatinga. O pedido será encaminhado diretamente à Secretaria Municipal de Saúde, que nesse caso entrará em contato com a pessoa para a efetivação do cadastro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com