Cultura

Ipatinga Gourmet teve boa participação e pratos criativos

IPATINGA – A sensação de quem acabou de servir um grande banquete, com a certeza de que realizou o melhor para a satisfação e alegria dos convidados. Em síntese, esse é o sentimento dos realizadores da terceira edição do Ipatinga Gourmet, encerrado no último domingo (9) no Parque das Cachoeiras. Lançado no dia 27 de junho, no Brüder Butiquim, e aberto oficialmente no último dia 2 nos bares do Centro Comercial do Cariru, o Festival Gastronômico passou pelo Hiperconsul (Shopping Vale do Aço), onde foram promovidas oficinas gastronômicas e tecnológicas.

AMPLIAÇÃO
O Ipatinga Gourmet superou as expectativas projetadas por seus realizadores. “Neste ano tivemos mais pontos de venda dos pratos criados para o evento, tivemos mais atrações, uma programação de oficinas mais extensa, com a inclusão das oficinas tecnológicas promovidas pelo Sebrae, além da apresentação de sete bandas. A estrutura do Festival também foi maior”, comenta Wagner Eustáquio, produtor executivo do Ipatinga Gourmet.
Segundo estima, levando-se em conta todas as atrações, cerca mais de cinco mil pessoas participaram do Festival Gastronômico, que movimentou a economia regional com o envolvimento de profissionais das áreas de gastronomia, do artesanato, moda, cultura, comunicação, produtores rurais e prestadores de serviços em geral.

MANDIOCA
Em relação ao principal ingrediente empregado em todos os pratos, foi consumida aproximadamente meia tonelada de mandioca, ressalta o chef Jason Vasconcellos, acrescentando que o fato de ter o Sebrae como parceiro neste ano é outro fator importante, que aponta para a franca expansão do Ipatinga Gourmet.
Alessandro Challub, analista do Sebrae, destaca a grande procura pelos pratos assinados pelos chefes da região como sinal da aprovação do menu do Festival. “As filas que se formaram em todos os dias do Ipatinga Gourmet são uma prova de que o público gostou das receitas”. Alessandro considera a importância do evento por aglutinar pessoas, valorizar os chefs de cozinha do Vale do Aço e os alimentos produzidos na região, além dos espaços públicos dedicados à cultura, ao lazer é um caminho para o fortalecimento do Vale do Aço como um destino turístico de eventos.

OFICINAS
Durante o evento, foram promovidas seis oficinas, reunindo mais de 200 participantes e dez instrutores. “Tivemos alunos dos mais diversos perfis, desde empresários do setor de alimentos até pessoas que atuam em outros nichos, migrando ou não para a gastronomia, outros, simplesmente apaixonados pelo assunto. A idade também variou muito, um dado interessante. Tivemos a participação do Henrique Vieira, de apenas 12 anos, que participou assiduamente e ativamente de todos os cursos”, conta Jason Vasconcellos. Conforme recorda, as oficinas também atraíram participantes de outras cidades, como Governador Valadares, Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

PESQUISA

A satisfação do público pôde ser constatada segundo pesquisa aplicada pela produção em todos os dias do Ipatinga Gourmet, que conquistou nota máxima em 95% dos quesitos abordados pelas entrevistas – organização, atendimento, cardápio, preço e ambiente onde foram realizadas as atrações. “Este Festival nos apresenta as comidas e as bebidas como arte, um modo diferente de conectar amigos. Agora, já não chamo mais as pessoas para beber vinhos, mas para degustar, apreciar a bebida, considerando as formas de servir, a temperatura, a harmonização do menu, lições aprendidas durante as oficinas de vinho”, comentou o produtor cultural Éderson Caldas.

CODEMIG
O Ipatinga Gourmet é uma realização da Fino Trato – gestão cultural, e Sebrae. O Festival foi contemplado com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur MG), principais patrocinadores do evento, via Edital de Fomento à Gastronomia. As oficinas contaram com o apoio do Hipermercado Consul, que cedeu o espaço para a sua promoção. O realizador Wagner Eustáquio da Silva assina a produção executiva do Ipatinga Gourmet; o realizador Jason Vasconcelos, a consultoria do Festival; e as realizadoras, Cidinha Sampaio, mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, assina coprodução do evento, juntamente com a especialista em gestão cultural e patrimônio, Leila Cunha.

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