Cultura

Ipatinga Gourmet movimenta turismo e gastronomia na cidade

O Ipatinga Gourmet foi aberto na Feirarte e prossegue até o próximo domingo com oficinas: encerramento será no Parque das Cachoeiras

IPATINGA – Até o próximo fim de semana, Ipatinga está recheada de opções saborosas. Aberta neste domingo (19), durante a Feira de Artes e artesanato (Feirarte), a edição 2016 do Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet conta com programação que inclui oficinas de gastronomia ministrada por oito chefes de cozinha da região, degustação e programação cultural com shows de bandas regionais. Este ano as receitas têm como ingrediente principal a banana, fruta cultivada na zona rural do município.

O Festival é promovido pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), e conta com o apoio da Prefeitura e parceiros. “Mesmo diante de tantas dificuldades financeiras que o município tem enfrentado, estamos conseguindo, com muita criatividade e esforço da nossa equipe, realizar obras e promover eventos importantes. O Festival Gastronômico é um exemplo, pois está fortalecendo a atividade turística em Ipatinga, gerando emprego e renda, ou seja, diversificando a nossa economia”, disse a prefeita Cecília Ferramenta, durante a abertura oficial do Ipatinga Gourmet.

RECEITAS
A solenidade contou com a participação da diretora da Feirarte, Joana D´Arc Gravina, do presidente do Comtur, Sebastião Juscelino Gomes, e do presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Luis Henrique Alves, além de um público que lotou a área da Feirarte. Durante a programação, que se estendeu até o fim da tarde de domingo, aconteceram shows com a Banda Municipal de alunos da Educação, Samba X e oficina gratuita de vinho.

O administrador de empresas Marcelo Alves de Souza, de 36 anos, chegou cedo à Feirarte neste domingo para a abertura do festival. Queria encontrar um bom lugar para a esposa e o filho, Nicolas, de apenas 4 anos. “Como no ano passado, o evento é um sucesso tanto de público quanto de qualidade. O desafio vai ser experimentar todas as receitas produzidas pelos chefes”, sorriu.

“Foi muito legal ver os chefes de cozinha preparar receitas ao lado dos donos de barracas. Quem ganhou foi o público, que pode experimentar iguarias saborosas preparadas com muito carinho”, disse a comerciante Vânia Correia, de 29 anos.

OFICINAS
Assim como aconteceu no ano passado, a Cozinha Laboratório do Hipermercado Consul, no Shopping do Vale vai sediar as oficinas gastronômicas a serem realizadas esta semana. Os workshops começam nesta segunda-feira (20) e vão até a próxima quinta-feira (23), sempre a partir das 19h. As inscrições ainda podem ser feitas no Don Patrício, no Centro Comercial do Cariru, nesta quarta-feira e quinta- feira, após as 18h, e no Brüder Butiquim, localizado na Rua D. Pedro II, 185, bairro Cidade Nobre, a partir de terça-feira, também depois da 18h. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição é de R$ 20 por oficina.

O encerramento do Festival será no próximo final de semana, dias 25 (sábado) e 26 (domingo) no Parque das Cachoeiras, na estrada de acesso à comunidade do Ipaneminha. No local, os oito profissionais da gastronomia serão responsáveis por criar receitas especiais utilizando a banana. A animação ficará por conta de bandas regionais. A entrada será gratuita, e os pratos preparados pelos chefes serão vendidos a R$ 15. O evento começa a partir das 10h. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura www.ipatinga.mg.gov.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com