Cidades

Ipatinga ganha mês dedicado à inclusão

Câmara de Ipatinga aprova proposta que institui no calendário oficial do município o “Setembro Verde”, dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência

IPATINGA – A inclusão social da pessoa com deficiência passa a fazer parte do calendário oficial do município de Ipatinga. Isso porque a Câmara Municipal de Ipatinga aprovou projeto de lei (PL nº53/22) que institui o “Setembro Verde”, mês dedicado a uma série de campanhas de conscientização sobre a causa.

Apresentado pelo vereador Avelino da Cruz (PP), o texto foi aprovado em 2ª votação e segue agora para sanção do Poder Executivo.

A proposta, segundo o autor da matéria, permite que o Poder Público promova “debates, palestras, campanhas educativas, decoração de espaços públicos com a cor verde e outras iniciativas, no intuito de conscientizar a população sobre a inclusão social da pessoa com deficiência”.

“O deficiente pode ter seus limites, mas é uma pessoa eficiente, com toda capacidade de inclusão social.  Então o objetivo é trabalhar a cor verde para lembrar nossa população a importância dessa causa, com iniciativas dentro das escolas, das empresas, do comércio ou até mesmo na rua.”

O parlamentar citou a Semana do Autismo como exemplo a ser seguido. “Em abril, tivemos uma semana intensa de atividades sobre o autismo, com a participação de pais, professores e de diversas outras pessoas. Esse tipo de iniciativa é muito importante para informar a população, envolvê-la nessas causas.”

Embora já existam leis protetivas, diz, “é necessário avançar mais, porque muitos ainda relatam dificuldades no acesso a direitos básicos, como saúde, educação, trabalho e até moradia”.

“É por isso que é tão importante a mobilização social, no intuito de discutir as diversas formas de políticas públicas de inclusão, atacando os preconceitos e eliminando as desinformações que ainda persistem na sociedade.” 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com