Cidades

Ipatinga faz teste rápido para DSTs nesta sexta

IPATINGA – O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa Municipal de DST/Aids de Ipatinga funcionará em horário estendido, de 13h às 19h, nesta sexta-feira (20/03), para a realização de testes rápidos para o HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis.

A ação “Fique Sabendo” complementa a programação do Carnaval e integra a estratégia da Prefeitura de Ipatinga de incentivar o diagnóstico precoce, o uso do preservativo e adesão ao tratamento, em caos de resultado positivo nos exames, durante todo o ano. O teste e a entrega do resultado são realizados em salas individuais. Os exames são gratuitos, seguros e os resultados, sigilosos.

A gerente do CCDIP, Cláudia Castro, explica que a infecção pelo vírus HIV pode ser detectada em 30 dias após a situação de risco. O período, chamado de “janela” imunológica, é o intervalo entre o contato com vírus da Aids e a produção de anticorpos anti-HIV pelo organismo. “Os exames detectam a presença destes anticorpos para confirmar ou não a infecção pelo vírus. Por isso, a importância da realização da ação no mês seguinte ao carnaval”, justifica a profissional.

“O mais importante é usar a camisinha em todas as relações e não compartilhar seringas. Se a pessoa realmente estiver infectada, já poderá transmitir o HIV para outras pessoas”, reforça Cláudia Castro. Além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Todo o processo dura em média uma hora.

Para fazer o teste rápido

Qualquer pessoa pode procurar a nova sede do Serviço Especializado em Saúde – CCDIP para fazer o exame. Basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário jejum. A partir de abril, o teste rápido passa a ser ofertado duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. O exame sorológico (teste convencional) também pode ser solicitado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já o programa municipal de Prevenção às DSTs/Aids, funciona diariamente, das 7h às 18h. No local são oferecidos serviços de orientação, distribuição de preservativos e agendamentos de palestras e oficinas educativas, além do tratamento e acompanhamento multiprofissional gratuitos.

ENDEREÇO: Serviço Especializado em Saúde – CCDIP
Rua Governador Valadares, 45, Centro.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Informações: (31) 3829-8559.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com