Cidades

Ipatinga faz manutenção no sistema de drenagem

Equipe de manutenção faz limpeza de bueiros e bocas de lobo no bairro Iguaçu

IPATINGA – Com objetivo de prevenir os transtornos provocados por alagamentos durante o período chuvoso e a proliferação de insetos, a Prefeitura de Ipatinga intensificou os serviços de manutenção no sistema de drenagem em todo o município. Em pouco mais de 30 dias, as intervenções de limpeza de canaletas, bueiros e bocas de lobo já foram realizadas em trechos dos bairros Cariru, Castelo, Ideal, Bom Jardim, Ferroviário, Santa Mônica e Horto. Durante esta semana as ações estarão concentradas em ruas do Iguaçu.

Semanalmente, a Prefeitura executa serviços de manutenção com a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem, que são intensificados ainda mais durante o período de chuvas no município. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) destaca que, além disso, a população precisa fazer a sua parte e colaborar para manter a cidade limpa, sem jogar lixos e entulhos irregularmente nas ruas.

SERVIÇOS
A operação de limpeza é realizada por cerca de 20 funcionários, que atuam em equipes para fazer a limpeza completa e desobstrução mecânica e manual do sistema de drenagem (galerias de águas pluviais, caixas e ramais de ralo, canaletas de drenagem, etc). Em alguns pontos da cidade, como na pista de acesso ao bairro Cariru, os serviços incluíram a capina de mato das calçadas, às margens da via.

“Não é um trabalho fácil ter de entrar dentro dessas galerias para retirar todo tipo de material que provoca entupimentos das redes, desde areia e terra a lixo doméstico”, comentou o aposentado Pedro Sérgio Oliveira, de 72 anos, enquanto observava um funcionário fazendo a limpeza de bueiros na rua Caiçara, no bairro Iguaçu. “A comunidade deveria valorizar mais e deixar de jogar lixo, que acaba indo parar nos bueiros e na rede pluvial”, concluiu.

CALENDÁRIO
As operações de limpeza de canaletas e da rede pluvial nos bairros de Ipatinga obedecem a um calendário previamente elaborado pela Sesuma, para ser executado em todas as regiões do município durante o ano. Os locais priorizados são aqueles que apresentam maiores necessidades de retirada de lixos e resíduos encontrados próximos aos equipamentos coletores das águas de chuva. Dessa forma, o objetivo é prevenir enchentes, alagamentos e outros estragos provocados pelas tempestades comuns na região nessa época do ano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com