Cidades

Ipatinga faz diagnóstico da população de rua

IPATINGA – O município deu um importante passo para assegurar o direito à cidadania para a população em situação de rua. Na quarta-feira (30), a Administração Municipal e seus parceiros, que integram a Comissão Intersetorial “Paz na Rua”, iniciaram o trabalho de abordagem social com cerca de 350 pessoas, que hoje “vivem” embaixo de marquises e pontes da cidade.

Este levantamento servirá de base para definir as primeiras ações, com o objetivo resolver uma situação vivenciada nos centros urbanos. “Primeiramente, é fundamental conhecer as necessidades mais urgentes e a realidade das pessoas em situação de rua. A partir disso, teremos condições de intervir de maneira mais eficaz, minimizando os riscos e mazelas aos quais essa população está sujeita”, enumera Jader Pires Lopes, assistente social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Ipatinga.

DADOS
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, 20 pessoas, entre profissionais da rede municipal e voluntários que integram a Comissão, participam desta etapa do projeto, realizando as entrevistas individuais para coleta de dados. Até a manhã desta sexta-feira (1º), foram feitas 44 abordagens, a maioria delas com os “moradores” da área central do município, onde está concentrada quase 1/3 da população em situação de rua de Ipatinga. A expectativa é de que os dados levantados nesta etapa sejam apresentados durante o Fórum Intersetorial, previsto para março.

REDE DE CIDADANIA
Embora o diagnóstico esteja em desenvolvimento, a atual administração já garantiu a efetivação de políticas públicas municipais para pessoas nesta situação. Entre elas, o Serviço de Atendimento ao Migrante, voltado àqueles que não conseguiram retornar à sua cidade de origem e hoje vivem nas ruas de Ipatinga.
Também está assegurada a implantação do Centro Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), uma espécie de “casa” da cidadania, onde serão oferecidos serviços diversos (guarda de pertences, encaminhamentos e atendimento psicossocial), durante o dia, para a população de rua.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com