Cidades

Ipatinga empossa novas Comissões Locais de Saúde

IPATINGA – Usuários e trabalhadores da rede municipal de saúde têm sua representatividade garantida e reconhecida pela Prefeitura de Ipatinga. Nesta quinta-feira (19/12), a prefeita Cecília Ferramenta, juntamente com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Lameira Mello, e lideranças municipais, deram posse aos 256 novos membros das Comissões Locais de Saúde.

Esta é a primeira vez que a comunidade elege, de maneira unificada, as Comissões Locais. A votação aconteceu em 1º de novembro, em 16 das 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O mandato é de dois anos. Acompanhar, fiscalizar e assegurar a qualidade dos serviços prestados em seu bairro ou comunidade é uma das principais funções dos colegiados recém-empossados.

RESPONSABILIDADE
Durante a solenidade, a prefeita Cecília Ferramenta destacou a importância da participação popular na definição das políticas públicas para o setor. “Os conselhos têm o papel de apontar problemas e sugerir melhorias. Nós, enquanto poder público, temos de atender dentro das possibilidades. Mas é preciso que todos assumam a responsabilidade e façam a sua parte”, argumenta a prefeita, lembrando que as políticas públicas também envolvem ações importantes, como colaborar com a limpeza pública ou promover atividades educativas de prevenção e eliminação de focos do mosquito da dengue.

A solenidade foi acompanhada pelos vereadores Juarez Pires e Lene Teixeira, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Ipatinga, o secretário Municipal de Saúde, Eduardo Penna, e lideranças comunitárias e populares. Foram empossadas as Comissões Locais de Saúde do Bom Jardim, Jardim Panorama, Iguaçu, Vila Militar, Vila Celeste, Veneza II, Bom Retiro, Esperança I, Esperança II, Cidade Nobre, Canaã, Bethânia, Limoeiro, Vale do Sol, Vila Formosa e Barra Alegre. Na última eleição, ocorrida em 2011, o município contava com 13 Comissões Locais.

COLEGIADO
É papel dos Conselhos Locais de Saúde debater o atendimento oferecido em sua comunidade e, em parceria com o Conselho Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, participar da avaliação, discussão e deliberação de políticas voltadas para o setor. A composição é paritária: 50% formados por usuários da UBS (dois titulares e dois suplentes), 25% são trabalhadores da respectiva unidade (um titular e um suplente) e 25% são indicados pelo poder público (um titular e um suplente).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com