Cidades

Ipatinga empossa membros do Fórum Municipal de Educação

Cidade já alcança em 2019 parte das metas traçadas para 2025

IPATINGA – Como parte das ações que buscam elevar a Educação da cidade de Ipatinga ao patamar de referência no Estado de Minas Gerais, foram empossados no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), os membros do Fórum Municipal de Educação – FME. Os integrantes foram eleitos em 3 de outubro do ano passado, durante audiência pública realizada na Escola Municipal Padre Bertollo. 

Integram o Fórum os representantes do poder Executivo, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Fazenda e Procuradoria-Geral, entre outras. Também possuem acento  no organismo os representantes do Ministério Público e Judiciário, além da sociedade civil organizada, por meio de Conselhos Municipais; a comunidade escolar (incluindo as escolas municipais, estaduais, equipes diretivas, pais, alunos, servidores) e representantes de escolas particulares, mais o Sind-UTE – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação.

SOLENIDADE E METAS

O prefeito Nardyello Rocha empossou os membros ao lado da secretária de Educação, Eva Sônia; da Superintendente Regional de Ensino, Edvânia Andrade; do membro do colegiado, Sebastião Geraldo Araújo, e dos vereadores Adiel Oliveira e Cassinha Carvalho. Ele aproveitou a ocasião para ressaltar que parte das metas traçadas para 2025 já estão sendo executadas pelo município de forma avançada. “Estamos vivendo um momento que as metas estabelecidas pelo Governo Federal estão todas estagnadas há algum tempo. Porém, no nosso Plano Municipal, isso não acontece. Parte das metas estabelecidas até 2025 nós já estamos cumprindo agora, como é o caso da Escola de Tempo Integral. No nosso caso, a meta que é 40% já está batida em mais de 25% em 2019. De 1.000 alunos, saltamos para 5.500, ou seja, quintuplicamos o contingente de estudantes assistidos. Enfim, o Fórum tem o papel fundamental de acompanhar junto conosco essas diretrizes que foram traçadas”, disse o prefeito de Ipatinga.

SOMATÓRIA

A secretária de Educação Eva Sônia ressaltou a importância de todos somarem esforços para garantir, cada vez mais, uma educação de qualidade para o município. “É importante lembrar que os membros do Fórum têm o compromisso de auxiliar a educação como um todo. Não só as escolas municipais, mas também as estaduais e particulares de Ipatinga. São pessoas representantes de vários segmentos que estão envolvidas com a educação e que irão monitorar a execução do plano educacional”, explicou. 

FME

O Fórum Municipal de Educação foi instituído no dia 28 de agosto de 2015, por meio da Lei Municipal nº 3.491. Ele tem a função de acompanhar a política educacional local, através de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, zelando pela implementação de suas deliberações. Ainda, é seu papel promover as articulações necessárias dos correspondentes do Fórum de Educação do Município com o Estado e a União. Representando seis segmentos, ele é composto por 32 membros e suplentes dos órgãos públicos e da sociedade civil, com atuação na melhoria da educação.

Entre as atribuições do Fórum estão planejar e realizar encontros públicos para ampliar o debate sobre a educação; acompanhar, junto à Câmara Municipal, a tramitação de projetos legislativos relativos à política municipal de Educação; propor políticas para implementação das metas do Plano Municipal de Educação e outras ações pertinentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com