Cidades

Ipatinga é referência no ‘teste do pezinho’

IPATINGA – A saúde no município é referência estadual na realização da triagem neonatal, popularmente conhecida como “teste do pezinho”. O exame é oferecido em 17 das 21 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal e na maternidade do Hospital Márcio Cunha para recém-nascidos internados de Ipatinga e região. Oitos unidades foram “destaques” em organização e cuidado no teste pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio e Diagnóstico (Nupad) da Faculdade Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável pelo programa no estado.

Qualidade das amostras para análise laboratorial, coleta no prazo recomendado (entre o 3º e 5º dia de vida) e envio ao Núcleo um dia após a realização dos exames são alguns critérios exigidos pelo Nupad, fundamentais para a liberação do resultado e início do tratamento do recém-nascido, caso alguma doença seja diagnosticada. Além de seguir os padrões, nas unidades destaques nenhuma amostra foi considerada inadequada nos últimos 12 meses.

SERVIÇOS
Desde 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o teste do pezinho ampliado. O exame é gratuito e possibilita o diagnóstico de seis doenças genéticas ou congênitas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e a hiperplasia adrenal congênita. Em Ipatinga, é usada uma lanceta com agulha mais fina e retrátil para coleta mais rápida, segura e indolor para o bebê.

O município também oferta o teste de toxoplasmose congênita para gestantes. Se houver alteração, o exame é repetido no recém-nascido. Além do teste do pezinho, a rede municipal também oferece o teste rápido para sífilis e HIV para a gestante e seu parceiro, permitindo o diagnóstico precoce e tratamento.

Todo o trabalho é realizado numa parceria entre Prefeitura de Ipatinga e o Nupad, que é o responsável pelo Programa de Triagem Neonatal (PTN-MG) nos 853 municípios mineiros. Em caso de resultado positivo na triagem neonatal, é garantido o tratamento e acompanhamento gratuitos na rede municipal de Saúde.

TRATAMENTO

A triagem neonatal é um exame laboratorial realizado a partir de amostras de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido e colhidas em papel filtro. Permite diagnóstico e tratamento precoces de doenças causadoras de sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. No último ano, a Secretaria de Saúde de Ipatinga realizou mais de 3,3 mil testes do pezinho, perfazendo uma média de 275 coletas por mês. Atualmente, 50 crianças triadas no teste do pezinho estão em acompanhamento em Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com