Cidades

Ipatinga é pioneira em projeto de sustentabilidade

Programa foi lançado nesta segunda-feira, no Teatro Zélia Olguin: sucesso na região é importante para a expansão do projeto

 

 

 

(Da Redação) – Ipatinga é a primeira cidade do interior do Estado a receber o Programa Minas Sustentável. A iniciativa busca estimular modelos produtivos das médias e pequenas empresas de uma forma mais responsável, além de promover o desenvolvimento sustentável da indústria mineira. Criado e desenvolvido pelo Sistema Fiemg, por meio do Sesi – Serviço Social da Indústria, e do Ciemg – Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais, o programa oferece um amplo mapeamento de impactos ambientais e sociais, capacitações, ações educativas e assessorias que ajudam as empresas participantes a implementarem a gestão sustentável de forma prática, fazendo dela instrumento para gerar negócios rentáveis, ecologicamente corretos e socialmente inovadores, agregando valor para as empresas e para a sociedade.
O coordenador do programa, Flávio Mayrink, explicou como irá funcionar: “a partir de hoje (ontem) já está disponível um questionário para que as empresas tenham acesso a um diagnóstico gratuito. E aqui em Ipatinga teremos uma novidade que é uma plataforma web. Os empresários terão as informações via internet”.
Segundo Sérgio Cavalieri, vice-presidente do Conselho de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Sistema Fiemg, Ipatinga foi escolhida por ser uma região muito importante no Estado. “O motivo da escolha é que, além de a cidade ser muito importante em toda a região, é também importante na cadeia da siderurgia. Ipatinga é uma cidade voltada para a cadeia de produção e queremos levar esse conceito de sustentabilidade também para as empresas, praticando essa nova demanda”, explicitou Sérgio.
Para Luciano Araújo, presidente da Fiemg Vale do Aço, o trabalho é uma inovação. “É um projeto que busca a sustentabilidade das empresas baseando-se em empresas competitivas com a inovação e com responsabilidade. E essa parte da responsabilidade é tanto ambiental quanto com a comunidade em que as empresas estão inseridas. Então teremos no Vale do Aço um modelo mais estruturado e respeitando todas essas questões ambientais, além de promover a competitividade”, explicou.

MOBILIZAÇÃO
Flávio Mayrink ressaltou a importância do envolvimento de todos os funcionários das empresas para que os objetivos do projeto sejam alcançados. “É extremamente importante que todos se envolvam, desde o presidente até a mais baixa hierarquia. O potencial do programa é grande e nós precisamos disso. O planeta, o estado e o país precisam trabalhar a questão da sustentabilidade”, declarou Flávio.
Ainda de acordo com ele, é preciso trabalhar melhor as questões econômicas das empresas. “Temos que procurar sempre fazer mais por menos, trabalhar na economia e ajudar o meio ambiente. E os resultados de tudo isso variam de acordo com o porte da empresa”, disse o coordenador do programa.
Para Luciano Araújo, o empenho é essencial. “Temos uma grande responsabilidade porque a cidade é a primeira do interior do Estado a receber essa ideia. E o sucesso é essencial para replicar isso nos outros estados e municípios. Toda a estrutura e capacitação já temos montada na Fiemg do Vale do Aço e até o instrutor já está contratado para realizar os trabalhos”, concluiu Luciano Araújo.
Mais informações sobre o Programa Minas Sustentável pelo telefone 3822-1414 ou e-mail:rone.silva@fiemg.com.br.

 

 

 

Questionário garante diagnóstico gratuito
Ipatinga
– Diversas questões como conformidade legal, ecoeficiência e sociocapacidade serão analisadas no questionário que está disponível no site www.fiemg.org.br. “Parte da legalidade e das licenças das empresas, a utilização de parte de energia, água e resíduo também serão respondidas por meio do questionário para as empresas interessadas”, explicou o coordenador do Programa Minas Sustentável, Flávio Mayrink.
Após o preenchimento dos dados, as empresas receberão um diagnóstico gratuito sobre a atual situação ambiental. A partir daí, passarão a contar com orientação, capacitação e apoio de profissionais da área. “O Programa Minas Sustentável vai acompanhar as empresas dando toda a assistência e ajuda para que consigam alcançar as metas do programa”, informou o coordenador Flávio Mayrink.
O tripé do projeto é a produtividade, seguida da sustentabilidade e competitividade. O foco do trabalho são as empresas médias, pequenas e micros. “A gente observa que principalmente as grandes empresas já têm essa preocupação ambiental. E o que precisamos fazer é mostrar isso também para as pequenas empresas. Às vezes, o empresário tem a vontade mas não tem o direcionamento e o que nós vamos fazer é ajudar para que essas empresas possam buscar esse crescimento de uma forma organizada”, garantiu Luciano Araújo, presidente da Fiemg do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com