Cidades

Ipatinga é incluída em guia da FIFA para Copa de 2014

Secretário destacou as demandas da FIFA: hotel com mais de 55 quartos, aeroporto que comporte aeronave de médio porte e campo com medidas oficiais    (Crédito: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – As chances de Ipatinga ser uma das subsedes da Copa de 2014 aumentaram significativamente desde que o município foi incluído na primeira versão do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS), divulgado ontem pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA.
Apenas quatro cidades mineiras foram escolhidas para receber equipes antes e durante o campeonato mundial: Uberlândia, Juiz de Fora/Matias Barbosa, Belo Horizonte e Ipatinga.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Henrique Alves, destacou que as exigências do comitê organizador FIFA foram muitas. Entre as reivindicações, estavam infraestrutura hoteleira, estádio para o treinamento da delegação estrangeira e facilidade de locomoção até o aeroporto.
“Trabalhamos para atender todas as exigências solicitadas pelo Comitê. Assinamos contrato com a FIFA para a utilização do Lamegão. E o San Diego Hotel também está inscrito. Foi um processo longo, porém, realizado com profissionalismo e dedicação. O resultado promete ser gratificante”, disse.
Entre as demandas da FIFA, estão hotel com, no mínimo, 55 quartos, e aeroporto com pista para aeronave de cerca de 120 passageiros. O Centro de Treinamento de Seleção deve ter um campo com excelentes condições e medidas oficiais. O tempo de deslocamento hotel-CT deve ser de, no máximo 20 minutos, via ônibus.

32 DELEGAÇÕES

A Copa do Mundo vai contar com a participação 32 delegações mundiais. Até o momento, existem 76 cidades escolhidas no País para ser Centros de Treinamento de Seleções (CTS).
Dos municípios selecionados, 30 estão localizados na região Sudeste, 14 na região Sul, quatro na Norte e três nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Mais duas versões do catálogo, que é online, deverão ser divulgadas no primeiro e no segundo semestres de 2013.
“Atendemos a todas as solicitações. Agora, nossa expectativa é trazer uma grande equipe para Ipatinga. Assim como nos empenhamos para estarmos na primeira versão do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções, também vamos nos esforçar para atrair seleções. Por meio deste catálogo, o nome de nossa cidade será divulgado para todo o mundo. Com certeza, vamos alavancar nosso turismo e gerar emprego e renda”, resumiu o secretário.

SELEÇÃO JAPONESA
Como uma das subsedes oficiais da Copa do Mundo, o município pode realizar individualmente campanha para atrair a atenção das delegações que participaram do evento.
Por conta das afinidades com a cultura japonesa, em função da histórica parceria entre a Usiminas e a siderúrgica Nippon Steel, a Prefeitura já anunciou sua predileção em receber a comitiva nipônica.

ATRATIVOS
Se for escolhido como Centro de Treinamento de Seleções, várias áreas do turismo serão beneficiados, como restaurantes, bares, pousadas, hotéis, clubes, comércio e agências de viagem.
“Iniciativas como essa trazem emprego e renda para o município. Todo o trade turístico vai se preparar para receber o turista. Isso gera qualificação na mão-de-obra e investimentos em melhorias que ficarão depois que passar a Copa do Mundo”, observou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com