Cidades

Ipatinga decreta estado de calamidade pública

Deslizamento de terra em casa no Bom Jardim, um dos bairros mais atingidos    (Crédito: Divulgação PMI)

IPATINGA – A prefeita Cecília Ferramenta (PT) decretou nesta, segunda-feira (23), estado de calamidade pública em Ipatinga devido às fortes chuvas que atingem o município desde o final de semana.

De acordo com a Prefeitura, pelo menos 200 famílias estão desabrigadas e já passa de 500 o total de chamados atendidos pela Defesa Civil desde a quinta-feira da semana passada. Cerca de 80 pessoas, que perderam ou tiveram suas casas condenadas, estão alojadas na Escola Municipal Henrique de Freitas Badaró, no bairro Esperança. A Escola Municipal Levindo Mariano, no Bom Jardim, também já recebe famílias desabrigadas.

Ontem, em coletiva à imprensa regional, Cecília Ferramenta frisou que a situação é muito preocupante. “Estamos com equipes multiprofissionais nas ruas, 24 horas por dia, para prestar assistência às vítimas e minimizar os estragos. Mas faço um apelo que, ao identificar alguma situação anormal, as pessoas deixem suas casas imediatamente e acionem a Defesa Civil. A prioridade é preservar a vida”, enfatizou a prefeita, que desde a sexta-feira (20), comanda a força-tarefa de atendimento às vítimas das chuvas.

ALERTA DE CHUVAS
O vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã, Alfredo Ramalho, alertou que a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. “Apenas no domingo foram 100 milímetros de chuva, quando esperados eram 75 milímetros. Estamos monitorando de perto e a tendência é de diminuição, mas a situação é preocupante”, pontua. “O terreno está úmido e muitas áreas de risco estão sendo identificadas. Ao perceber rachaduras nas paredes e assoalhos, a família deve sair de casa e acionar imediatamente a Defesa Civil”, reforça.

Os bairros mais atingidos foram Bom Jardim, Esperança, Vila Celeste e Vale do Sol. No entanto, notificações de alagamentos, quedas de barreira e pequenos deslizamentos também ocorrem em toda a cidade. Das mais de 500 notificações atendidas pela Defesa Civil, pelo menos 65% refere-se a deslizamentos de encostas. Os telefones de contatos em casos de emergência são: Defesa Civil – 199 e 3829-8414; Corpo de Bombeiros – 193 e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192.

OBRAS EMERGENCIAIS

Na próxima quinta-feira (26), a prefeita Cecília viaja a Brasília para se reunir com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, definir as medidas a serem adotadas e pensar na prioridade de atendimento à população e recuperação da cidade. Além do relatório detalhado, Cecília Ferramenta vai pedir ao ministério agilidade no início das obras de saneamento básico e infraestrutura do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2) para o município, aprovados em outubro.

“Desde o início do ano, estamos fazendo estudos e levantamentos da situação enfrentada pelo município, especialmente devido à falta de trabalho preventivo e de contenção nos últimos anos. Já temos projetos aprovados junto ao Governo Federal e agora é conseguir a liberação desses recursos e também de outras fontes de investimentos para solução dos inúmeros problemas que surgiram com as últimas chuvas”, reforçou Cecília Ferramenta.

MOBILIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE
A Prefeitura de Ipatinga informou que permanece com equipes de apoio para as famílias atingidas pelas chuvas do fim de semana. A Central de Doações funciona no Estádio Municipal João Lamego Neto, o Ipatingão, de 8h às 22h. A prioridade atual é para cestas básicas, alimentos não perecíveis, itens para crianças e recém-nascidos, como fraldas descartáveis e leite, roupas, material de limpeza e higiene pessoal, colchões e cobertores. Em toda cidade, equipes de voluntários – representantes de empresas, entidades sociais, associações de moradores, igrejas, sindicatos e clubes de serviços – também auxiliam na coleta de donativos para os desabrigados.


Funcionários trabalham na limpeza da rua Canarinho, no Vila Celeste. Bairro foi um dos mais afetados
pela chuva


Central de Doações funciona no Estádio Municipal João Lamego Neto, o Ipatingão, de 8h às 22h

 

Anastasia pede atenção da população ao período chuvoso
BELO HORIZONTE
– O governador Antonio Anastasia (PSDB) fez, nesta segunda-feira (23), um alerta à população de Minas Gerais, pedindo muita atenção neste período chuvoso, como forma de minimizar os danos provocados pelas chuvas.

“É fundamental que a população fique atenta a evitar as áreas de riscos, que são identificadas pela Defesa Civil de cada município e também pela Defesa Civil do Estado. Portanto, neste momento de chuva, de enchentes que ocorrem em todo verão, solicitamos uma atenção especial às recomendações dadas pela Defesa Civil”, ressaltou Anastasia.

O governador também solicitou mais atenção nas estradas que cortam Minas Gerais, de forma a evitar acidentes e perda de vidas. “A mesma atenção deve ser dada à questão das estradas. Lamentavelmente, com a chuva, as estradas ficam ainda mais perigosas. Portanto, solicito, com muito empenho, que todos dirijam com atenção redobrada, em razão não só do aumento do volume de trânsito nesta época do ano, mas, também, em razão do período de chuvas. Queremos passar esta fase do ano em festas e em paz”, disse.

Antonio Anastasia ainda mencionou o empenho da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em emitir alertas, prestar assistência às populações atingidas, além de acompanhar os municípios em situação de emergência.

“A Defesa Civil do Estado está em alerta, acompanhando todas as cidades que já tiveram sua situação de emergência declarada e fazendo o acompanhamento dos municípios que estão em situação de maior dificuldade. Mas é fundamental também, mais uma vez, solicitar a dedicação e o empenho de cada cidadão, evitando as áreas de risco, acompanhando as orientações das autoridades locais e estaduais para evitarmos perdas de vidas”, completou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com